sexta-feira, 1 de julho de 2011

Casa das rosas



A Casa das Rosas fica na Avenida Paulista em São Paulo e se destaca da maioria dos edifícios da região, já que foi projetada no final da década de 1920.
Seu arquiteto, Francisco de Paula Ramos de Azevedo, construiu uma mansão ousada para o período arquitetônico da época (Ecletismo), com 30 cômodos no estilo arquitetônico francês, um grande vitral no hall de entrada, porão e subsolo com casa das máquinas para o elevador.
No último andar, há uma mansarda* para os empregados, que circulavam por toda a casa para atender os donos da casa.

*Cômodo de casa situado numa abertura do telhado, com parede inclinada e teto baixo.
Na fachada encontram-se linhas neo-clássicas misturadas a elementos do Art Deco, com influências das vanguardas européias.
O jardim é o grande atrativo da mansão, e se constitui de um enorme roseiral, que se espalha pelo entorno de todo terreno.
Foi construída para fins residenciais, tombada na década de 1990 e hoje abriga uma das primeiras bibliotecas de livros de poesia, além de reunir atrações culturais, eventos de literatura, cursos, peças de teatro, palestras, concertos e recitais.

The Cool Hunter


The Cool Hunter é um site que eu encontrei por acaso e me surpreendi bastante ao me deparar com tanta diversidade, criatividade, inovação e originalidade.


Em busca de algo interessante e inusitado para uma postagem, nesse site foi difícil tomar uma decisão. Dessa forma, decidi postar o próprio link do site, sendo possível ajudar a todos a turma com diversas inspirações, já que esta página dispõe de diversos temas como "arquitetura, design, viagens, lifestyle, música, artes, eventos.." e muitos outros.

29ª Bienal de Sâo Paulo


Torre Azadi









A torre está situada no Irã. Foi construída em 1971 para comemorar os 2.500 anos do Império Persa, foi chamada originalmente Shahyād, que significa ("memorial dos reis"), mas passou a chamar-se Azadi ("liberdade") a partir da Revolução de 12 de dezembro de 1979.

Foi projetada pelo arquiteto Hossein Amanat, que venceu aos 24 anos o concurso realizado em 1966. A Torre Azadi combina os elementos arquitetônicos do período Sassânida e da arquitetura islâmica. Tem 45 m de altura e é inteiramente revestida por 25.000 placas de mármore branco de Isfahan. Um museu e várias fontes completam o conjunto.

A torre está situada no centro da Praça Azadi. Nessa praça aconteceram as manifestações que levaram à Revolução de 1979.

Alla Polacca

PORRA ESTUDANTE!!!

"Todo estudante de arquitetura sabe que chegando perto da entrega não tem como conseguir uma assessoria decente com a realidade de que sempre tem menos professor do que é preciso (eu estudei em classe pequena de 30 com 3 professores e mesmo assim nunca tinha tempo pra todo mundo).

Pensando nisso e sabendo que entre a galera que acompanha tem desde um monte de estudante a arquitetos bem mais seniors, vamos tentar fazer uma assessoria online!

Quem tiver interesse manda umas duas imagens do seu projeto e submeta-se à zoação! Entre “porras” e opiniões, acredito que dá pra tirar algum proveito pro seu projeto.

E aí, quem tem coragem de dar a cara a tapa??? E galera que já camelou bastante, tendo 5 minutinhos dá um help pra mulecada comentando!!!"

http://porrarquiteto.tumblr.com

Por um lado essa atitude é legal pois pode ajudar muitos estudantes a desenvolverem projetos com opinioes de outras pessoas que atuam na mesma área e é sempre bom trocar ideias; mas por outro lado acho que eu não mandaria um projeto meu porque as pessoas podem me copiar ou fazer alguma utra maldade.

mas tá aí pra quem quiser "dar a cara a tapa"!

Projeto LM

Steven Holl Architects projetou esta ponte com duas torres de cerca de 50 metros de altura sobre o porto de Copenhagen. O projeto foi selecionado depois de uma competição internacional.

O LM Project, o empreendimento será um marco, com muito jardim por toda a sua volta. A eletricidade dos espaços públicos será gerado por turbinas eólicas no topo da ponte e também na torre Langenlinie e na torre Marmormolen, que serão ambas envoltas em vidro
As curtinas de vidro vão coletar raios solares por painéis foto voltáticos, provendo assim energia para o aquecimento da água do mar e para o sistema de ar condicionado. Refletindo a história do porto, a Langenlinie inclue um design em formato de proa, em que as pessoas podem acessar através dele até as pontes com elevadores cafés e galerias.

Urbanismo Proposto

Quatro escritórios de arquitetura,propuseram um novo plano urbanístico para Ansan na Coréia do Sul.


A junção dos projetos pelos 4 escritórios usa uma arquitetura de formas versáteis, que mudam em formatos e em usos. O principio dos quatro projetos reinterpreta o termo “econômia em escalas” para dizer o valor de uma simples arquitetura em diferentes escalas. Os trabalhos foram adaptados o bastante para que as formas fossem aumentadas ou diminuidas e mesmo assim continuando com suas funções.

Através da instabilidade econômica, os arquitetos propuseram uma arquitetura que pode ser escolhida o seu tamanho conforme seu orçamento. As formas tem sido projetadas para que caso o dinheiro diminua, os prédios podem ser diminuídos também, e caso as finanças comecem a aumentar, o prédio também aumenta.

Edifício Seculus Business

Antigo Central Shopping de BH, centro de compras que funcionou entre 1986 a 1999.
Localizado na Rua Paraíba esquina com Av.Afonso Pena,Funcionários - Belo Horizonte


Atualmente é o Espaço Seculus e IBMEC.






Características principais

Edifício muitissimo alto - 25 andares
Construído no estilo arquitetônico moderno
Uso principal - escritório comercial







Tem sua base maciça em granito com uma entrada principal para o edifício e outra muito bela para a Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais.Que atualmente esta instalada na Av.Afonso Pena, 1901.






E ainda conta com 06 elevadores de acesso.





Não encontrei muitos registros acerca deste edifício.E mesmo que houvesse alguma história por trás, não despertaria tanto a minha atenção como a sua estrutura imposta no alto da Afonso Pena.




Após iniciar o curso de arquitetura na UFMG tenho observado muito mais a cidade.E o que vejo são tantos prédios construídos como se fosse uma regra: "caixotinhos com janelas" pintados em tons pastéis.


O Seculus Business apesar de ser uma edificação de quase há um século, é moderno.Seu formato é diferente. Tem um design estrutural frontal totalmente inovado. Todo revestido em granito. Com fachada frontal toda espelhada.



Por esse revestimento e por sua altura passa uma subjetividade de poder, de imponência.Tem a aparência de uma fortaleza.


Uma edificação que realmente atraiu o meu olhar.

Castelo animado (Howl no Ugoku Shiro)


O filme conta a história de Sophie, uma jovem de 18 anos, que é amaldiçoada por uma velha bruxa, tendo sua aparência transformmada na de uma idosa de 90 anos. Forçada a esconder-se das pessoas que conhece, encontra abrigo no cstelo do feiticeiro Howl, onde finge ser a faxineira para que consiga permanecer no local.

O castelo é ambulante, formado por materiais velhos, pedaços de casas e veículos sem uso. Lá ela conhece Calcifer, um demônio do fogo, ligado ao coração de Howl, que move o castelo, sendo sua única fonte de energia e responsável por toda a mecânica de locomoção e até a construção do castelo.

O contexto do filme é uma guerra entre dois reinos devido ao desaparecimento do príncipe do então reino inimigo. Sophie é completamente contra a guerra, assim como o feiticeiro Howl.


O interessante no castelo de Howl é sua porta principal, enfeitiçada para ser a entrada de diversos lugares diferentes. O objetivo de uma porta assim é fugir da academia onde se tornou feiticeiro, sendo que em cada um de seus endereços, possui uma identidade diferente. Howl ajuda a evitar danos com a guerra por conta própria, mas abomina ter que prestar serviços ao reino para combater em guerra.

A trama é um romance. Howl se apaixona por Sophie ao perceber que ela foi apenas enfeitiçada e com a sua ajuda encontra coragem para enfrentar seus problemas. Howl e Sophie conseguem achar a solução para o fim da guerra, trazendo paz aos dois reinos e a si próprios também.

Ficha Técnica :

Título Original: Hauru No Ugoku Shiro.
Origem:
Japão / Estados Unidos, 2004.
Direção:
Hayao Miyazaki.
Roteiro:
Hayao Miyazaki, baseado em livro de Diana Wynne Jones.
Produção:
Rick Dempsey, Ned Lott e Toshio Suzuki.
Fotografia:
Atsushi Okui.
Edição:
Takeshi Seyama.
Música:
Joe Hisaishi


Casa Batló













Construída em 1877 e remodelada entre os anos de 1904 e 1906, foi restaurada por Antoni Gaudí e Josep Maria Jujol, a Casa Batló fica na Illa de la Discórdia, uma quadra que guarda as construções dos quatro mais importantes modernistas de Barcelona.

Originalmente, a Casa de Ossos foi construída para uma família de classe média. O térreo, em especial, é estonteante com o trabalho ornamental feito com pedras, com as janelas ovais irregulares e com o trabalho de pedras esculpidas que se mesclam.

Parece que o objetivo do designer era evitar completamente linhas retas. Grande parte da fachada é decorada com um mosaico de lajotas de cerâmica quebrada que vão de tons de laranja dourada até tons azuis esverdeados. O telhado é arqueado e foi feito para se assemelhar às costas de um dragão ou de um dinossauro. Uma teoria comum é que a torre representa a lança de São Jorge (patrono da Catalunha, cidade de Gaudi), que foi atravessada nas costas do dragão.

Edifício anti-tsunami

Não é possível parar um tsunami. Mas talvez seja possível projetar um edifício para resistir às forças da natureza. Muito simplesmente, esta frase poderia resumir a idéia do edifício, situado em uma baía de Osaka, no Japão. Circular, de aço, e projetado por Endo Shuhei Architect Institute.

O objetivo dos volumes é dispersar a pressão da água que entra, e por não ter superfícies planas, mas sim curvadas, a água é empurrada para fora. A planta principal se eleva do chão, a fim de proteger os habitantes e deixar a água passar por baixo. O telhado é acessível através de uma escada espiral que está instalada no centro, que oferece aos habitantes um lugar seguro para sair.


A estrutura tem dois pisos com uma sala de controle, uma sala de exposições e uma sala de desastres(não encontrei nenhuma referência explicativa para o que seja uma sala de desastres). As janelas são como vigias do lado de fora para fornecer pontos de vista sobre a baía.


Casa dos contos

Originalmente, em 1784, a Casa dos Contos foi residencia e "Casa de Contratos" destinada a recolhimento de impostos.Em 1789, serviu de prisão nobre aos Inconfidentes e sede de "Administração e Contabilidade Publica da Capitania de Minas Gerais", daí o nome de "Casa dos Contos". Foi completamente restaurada e contém, em seu interior, exposições documentais, numismáticas da Casa da Moeda do Brasil e do Banco Central do Brasil e outras mostras culturais que, junto ao mobiliário e a arquitetura, compõem o Museu.

No museu encontra-se cinco exposições permanentes: Centro de Estudos do ciclo do Ouro(CECO); Biblioteca Luiz Camilo de Oliveira Netto; Emissões do Banco Central do Brasil; Casa de fundição da Moeda; Memória da Restauração. E quando fui,
em agosto de 2010,não havia exposições temporárias.

Foto tirada na escadaria monumental
A exposição do Centro de Estudos do Ciclo do Ouro- CECO,apresenta quatorze manuscritos e respectivas transcrições, onze livros que abordam assuntos diversificados e o "Livro de Ouro". Esse material propicia o resgate e o estudo da documentação econômico-fiscal do Ciclo do Ouro,abrigando também , outros arquivos sócio-econômicos e culturais de Minas Gerais.
A exposição da Biblioteca Luiz Camilo de Oliveira Netto é uma amostra do acervo de oras raras.

Na exposição das Emissões do banco Central do Brasil estava sendo exibido todo o conjunto de cédulas emitidas pelo BC, desde o Cruzeiro de 1942, até o Real.
A Casa da Moeda do Brasil é uma exposição que resgata a memoria e resgata a integração entre o prédio e a história econômico-fiscal do Brasil.
Exposição da "Memória Completa da Restauração da Casa dos Contos" ocorrida em 1983/84 apresenta toda memória técnica e iconográfica da restauração.
Há também na Casa dos Contos uma senzala onde foram presos escravos domésticos e serviu também de abrigo às tropas do vice-rei enviadas para abafar a Inconfidência Mineira, e hoje , acontece uma exposição dos vários tipos de objetos usados não só pelos escravos, mas também pelos que viviam naquela época, desde armamentos sofisticados, passando por correntes que prendiam os escravos, armaduras para cavalos, pratos e objetos de culinária das casas.


"Casa no buraco"





Essa é uma construção localizada na Suíça na vila de Vals feita pela SeARCH e Christian Muller Architects. Trata-se de uma casa subterrânea, feita para que a construção não escondesse a paisagem. Pode parecer uma pequena toca, mas é uma enorme casa que, para sua realilzação, foi neccessário que os construtores contornassem os rígidos requisitos para construção locais. Afinal, nota-se que é um projeto bem incomum.
A introdução de um pátio central para a ladeira íngreme cria uma fachada grande, com um considerável potencial para a abertura de janelas. O ângulo de visão do edfício é inclinado, dando uma visão ainda mais dramática das montanhas no lado oposto do vale estreito.



A região de Vals é atrativa por causa de seus banhos termais e é exatamente por isso que a fiscallização do local é rígida com relação às contruções residenciais. Mas, assim como nossos projetos de intervenção, o projeto pôde ser realizado sem que violasse lei alguma ou alterasse a paisagem natural.

Coberturas Verdes na Noruega

Há mais de cem anos os noruegueses utilizam-se desta técnica hoje chamada "sustentável" de cobrir suas edificações com vegetação. Em muitos casos, não é somente gramíneas, ou vegetações rasteiras que ali florescem, mas até pequenas árvores são notadas.


Atualmente, tenta-se ao máximo preservar essas construções do século XIX, e para isto desde o ano 2000 foi criado uma premiação que congratula o projeto mais inovador com coberturas verdes, chamado "Melhor Telhado Verde da Escandinava" (premio oferecido pelo "Scandinavian Green Roof Association’s").

Em 2011, o projeto BIG foi o vencedor:


"BIG demonstrou o uso limpo e consciente dos telhados verdes, integrando com sucesso este elemento com a forma visual da edificação - estes são os preceitos básicos da premiação, que tem sido vistos nos últimos 12 anos de prêmio, porém neste projeto numa escala muito maior" (Luise Lundberg da Associação que premia os projetos).




Arquitetura anti-fantasma

Ao projetar uma construção, é dever do arquiteto pensar no uso do terreno, materiais, resistencia ou segurança. Mas e os espíritos? Em diversos países do mundo a arquitetura também serve para afastar os maus espíritos, fantasmas e até o azar.

Telhados curvos: Na China é comum o uso de curvas nos telhados das casas e templos. Isso porquê acredita-se que os fantasmas viajam apenas em linha reta, nunca em curva. Portanto, as coberturas curvas os impedem de entrar

Isso também explica as muitas estradas com curvas sinuosas na China.

Haint Blue: Haint azul é o nome de um monte de tons de azul , a cor exata não importa, contanto que sirva para repelir fantasmas.

De acordo com o povo Gullah (sul da America), os fantasmas não podem atravessar a água. Os Gullah, descendentes de escravos africanos, não tinham dinheiro para misturar tintas, então eles fizeram a sua própria tinta composta de uma mistura de leite, cal e pigmentos em covas para fazer uma tinta azul que parecia água, que, quando aplicada em uma casa, obviamente convenceria os fantasmas que a casa estava coberta de rios ou algo assim . Eles pintavam tetos, paredes, bem como molduras de portas e janelas.
Décimo Terceiro Andar: Os números de azar são conceitos específicos que as pessoas acreditam que fazem coisas horríveis com elas de uma forma mágica. A maioria das pessoas já ouviu falar sobre algumas construções ocidentais não terem um 13 º andar, devido à superstição sobre o número 13. A prática foi desaparecendo, mas alguns prédios mais novos ainda fazem o mesmo procedimento, como o One Canada Square , o edifício mais alto na Grã-Bretanha.