segunda-feira, 31 de outubro de 2011

LINHA TURISMO - CURITIBA


Em viagem para Curitiba, não podia deixar de conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Uma cidade limpa, bonita, cosmopolita e fria, notada pelo clima nessa época e pelas relações socias.

A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial, que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os parques, praças e atrações da cidade. O valor cobrado é de R$25,00.

Considerada uma das melhores do país, a Linha circula a cada 30 minutos, percorrendo aproximadamente 44 km em cerca de 2 horas e meia. O roteiro começa na Praça Tiradentes mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos. Para embarcar você compra uma cartela com 5 tíquetes e tem direito a um embarque e 4 reembarques. Os veículos são equipados com sistema de som para fornecer informações gravadas sobre os locais visitados em três idiomas – português, inglês e espanhol. Pude notar que essas informações eram dadas logo antes de chegarmos à atração, em volume muito baixo, o que praticamente passava despercebido pela maioria dos passageiros. De repente nem fazia falta, já que os olhos "liam" o que se escutava, facilmente, tamanha era a beleza de grande parte desses pontos turísticos.

Comecei a viagem pelo Museu Ferroviário, ponto mais próximo de onde fiquei hospedado. Construído na antiga estação, conta a história ferroviária do Estado. O prédio anexo abriga o Shopping Estação, o Museu da Farmácia, o Teatro de Bonecos, e o Estação Embratel Convention Center, um moderno centro de eventos.



Shopping Estação





Antiga Estação




Museu Ferroviário



A partir desse ponto, percorri os cerca de 44 km e escolhi alguns pontos para descer e conhecer melhor.


Jardim Botânico

Marca registrada de Curitiba, foi inaugurado em 1991. A estrutura metálica abriga espécies botânicas de referência nacional. O museu botânico atrai pesquisadores do mundo todo.














Museu Oscar Niemeyer

Maior e mais moderno museu do Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o "olho" completa uma antiga obra que ele mesmo construiu , em 1976.


















Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski

Construída em estrutura tubular, a Ópera de Arame é um espaço mágico integrado à natureza. Ao seu lado, a Pedreira Paulo Leminski é palco de grandes acontecimentos artísticos e culturais.

















Esse foi um passeio muito interessante, por permitir que eu conhecesse uma cidade melhor, seus pontos turísticos, e interagisse com pessoas de outras partes do Brasil e do mundo. Só não foi melhor porque Curitiba, nessa época do ano chega a apresentar as quatro estações climáticas num só dia. Terminei o passeio sob chuva fina, com muito frio, mas valeu a pena, recomendo.

E para finalizar, uma foto do prédio em que fiquei hospedado, que me chamou bastante a atenção.






Nenhum comentário: