sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Poltrona Barcelona Sustentável



A Poltrona Barcelona, concebida por Mies Van Der Rohe juntamente com Lilly Reich, foi criada para desempenhar uma função um tanto "nobre" em sua exibição de estréia na Exposição Mundial de 1929 em Barcelona: oferecer conforto aos monarcas espanhóis, Rei Alfonso XIII e Rainha Vitória Eugênia durante sua visita ao Pavilhão da Alemanha. Assim, a Poltrona Barcelona recebeu características que dialogam com o conforto e a opulência de um trono real e o design inovador do modernismo.

Tanto a Poltrona Barcelona, quanto seu respectivo banco, fabricados pela Knoll, são constituídos em aço inoxidável que forma uma estrutura em X com correias de couro dispostas de tal forma a sustentar o assento e o encosto.

A oficina de madeira e ferragens tinha como objetivo a releitura de uma determinada cadeira através da utilização de materiais diferentes dos usados no modelo original. Com isso, fizemos a escolha de utilizar madeira de demolição e pneus usados de bicicleta, no intuito de gerar economia e estabelecer algum contato com a temática sustentável.

Podemos dizer que a nossa releitura da Poltrona Barcelona é oriunda quase que totalmente da reutilização de materiais (com exceção dos pregos e verniz), uma vez que os pneus foram conseguidos em oficinas de bicicleta e as madeiras do entulho originado da reforma de um estabelecimento comercial.

Como a madeira comporta-se diferente do aço em resposta aos esforços solicitantes, optamos por alterar alguns detalhes do design original da Poltrona Barcelona, tal como suas dimensões, sem, no entanto, modificar seu formato de X e sua inclinação característica.

Ao invés de tiras de couro, dispomos um entrelaçamento de tiras de pneus, sem que houvesse a necessidade da presença de assento e encosto almofadados para gerar conforto.

O banco não sofreu grandes mudanças quanto ao seu design original, somente quanto ao material, sendo executado em madeira e pneu.


Podemos inferir que mesmo com materiais oriundos de reutilização, tal como o pneu de bicicleta e a madeira de demolição, conseguimos construir uma poltrona confortável, barata, sustentável e com um design arrojado.

Via: Casos de Casas

Nenhum comentário: