quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A arquitetura de Mario Botta, um homem a frente de seu tempo - arquitetura contemporânea

UM BREVE HISTÓRICO SOBRE O ARQUITETO

Mário Botta, arquiteto suíço, nasceu em Mandrisio, Ticino, no dia 1° de Abril de 1943. Juntamente com os arquitetos Luigi Carmenish e Tita Carloni, iniciou sua carreira aos dez anos de idade, como projetista. Frequentou a escola de arte de Milão entre os anos de 1961 e 1964. Seu estúdio foi inaugurado em 1970, em Lugano. Nessa época ele ja havia se firmado como um arquiteto com um trabalho diferenciado e em suas obras deixava nítida uma característica: extensa pesquisa antes da conclusão de um projeto além da nítida relação que ele fazia entre interior e exterior ( utilizando clarabóias e janelas, expansão espacial vertical e aberturas até o teto). Ao longo de sua profissão Botta não só projetava como também dava aulas, seminários e cursos na área da arquitetura em escolas européias, Ásia, América do Norte e América do Sul. Possui um trabalho renomado internacionalmente e conseguiu premiações importantes, além de ter se envolvido na criação da nova Academia de Arquitetura em Ticino, no ano de 1996, onde ocupou o cargo de diretor nos anos de 2002 e 2003

CARACTERÍSTICAS DE SUA OBRA

O arquiteto traz uma arquitetura com abstrações de alta carga de simbologia, diferentemente dos outros profissionais da sua época. Sua justificativa era que a linguagem verbal dava expressão a uma filosofia de alto teor espiritual; já a linguagem figurativa, de rigor geométrico e de uma estética de perfeição, que se manifesta tanto no processo projetual quanto nos detalhes. Ele preza que sua obra interaja com o ambiente que a envolve, utilizando-se do que ela tem de melhor a oferecer, como uma luz natural, sempre integrando a parte interna com a parte externa. Além de arquiteto, Mario Botta é também reconhecido como design , por ter criado uma linguagem própria que caracterizava as suas criações.


ALGUMAS OBRAS DO ARQUITETO

  • restauração e reestruturação do teatro alla Scala, em Milão, Itália
  • centro de Bem Estar - Berg Oase , em Arosa, Suíça
  • Novo cassino em Capione da Itália
  • martin Bodmer foundation, library and museum

ALGUNS TRABALHOS COMO DESIGNER

ANALIZANDO O EDIFÍCIO

ONE FAMILY HOUSE AT ORIGLIO,
SWITZERLAND, 1982

A planta da casa é determinada por dois eixos: leste-oeste e norte-sul. No centro, onde o cômodo é duas vezes mais alto que os outros , existe a sala de estar, que se abre para o vale a oeste, e para o jardim ao sul. As largas paredes de vidro, empurradas para trás em direção ao núcleo central, são fechadas entre grandes volumes nos cantos que surgem a partir da inclinação, como colunas gigantescas.
Os dois grandes cilindros, com suas várias aberturas que acentuam a separação dos elementos superiores, contém dois estudos, enquanto os quartos estão em cubos sobrepostos. As pequenas janelas quadradas são orientadas para determinados elementos da paisagem: uma igreja distante e uma montanha. Uma clarabóia protege o espaço aberto com vista para o jardim.
As escadas, a cozinha e serviços são colocados ao longo da parede virada para o norte; a lareira, posta ao centro do edifício, parece criar uma fachada interna real. No piso térreo, há um estacionamento coberto e outros espaços. A entrada é no canto do prédio que é virado para o norte.
A construção é feita de tijolos de concreto, pintado de branco no interior da casa; sótãos são reforçados em concreto armado. Os pisos são de azulejos, com exceção dos quartos, onde eles são de carpete cinza escuro. Portas e janelas são de ferro pintado de preto; a clarabóia tem uma estrutura de metal pintado de branco e placas translúcidas.
O terreno possui 800 metros quadrados , porém menos da metade dele é ocupada pela construção, apenas 300 metros quadrados são de área construída.


VISTA RELATIVA A ELEVAÇÃO SUL
IMAGENS COM VISTAS INTERNAS , UMA FOCALIZANDO A LAREIRA E OUTRA UM CORREDOR.

REPRESENTAÇÃO DOS TRÊS DO EDIFÍCIO EM PERSPECTIVA ATRAVÉS DE SUA PROJEÇÃO PERPENDICULAR A UM PLANO.

Tem como característica mostrar respeito pelas condições topográficas e regionais, enfatiza a sensibilidade de desenhos geométricos e artesanais...


Nenhum comentário: