segunda-feira, 18 de abril de 2011

" Bom yeoreum gaeul gyeoul geurigo bom"


"Bom yeoreum gaeul gyeoul geurigo bom" ou em português: “Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera” é um filme sul-coreano de Kim-Ki-Duk lançado em 2003 e conta a história de um monge que educa um garoto ao longo de sua vida e o ensina que cada ação tem conseqüências que podem durar a vida inteira.


O filme não se encaixa em um padrão que a maioria das pessoas está acostumada a ver, e por isso seu enredo deixa a desejar para alguns, mas, considerando a visão de mundo e os valores de uma cultura completamente diferente da nossa eu achei o filme bem interessante.



O cenário é maravilhoso: o monge vive em uma casa, ou templo que flutua sob um lago cercado por montanhas e florestas. Em cada estação podemos observar as peculiaridades da natureza e uma fase diferente da vida do garoto. Os detalhes artísticos esculpidos na lagoa, no templo e nas portas são muito bonitos e exprimem a religião na vida dos personagens.

Um detalhe muito bacana no filme é a existência de portas que não abrem um cômodo já que não existem paredes que delimitem o espaço: tanto dentro do templo quanto na própria “entrada”. Em minha opinião, essas portas são apenas representações de privacidade (inexistente) além de divisórias para um espaço especial e reservado-espiritualmente falando.
Fica a dica!

Nenhum comentário: