quarta-feira, 27 de abril de 2011

A resistência do tátil

    Na segunda-feira, 11 de abril, foi apresentada uma palestra em homenagem à grande arquiteta Hygina Bruzzi no auditório da Escola de Arquitetura da UFMG.

    O evento teve grande resposta do público, que compareceu em massa, ocupando todos os assentos do auditório e mais. Na ocasião, a palestrante Otília Arantes, que é professora de Estética no Departamento de Filosofia da FFLCH da USP, se emocionou ao falar da ex aluna.

    O objetivo da palestra era realizar uma leitura aberta sobre o ensaio "Do visível ao tangível em busca de um lugar pós-utópico". Otília iniciou a palestra contando como era sua relação com Hygina, "cheia de encontros e desencontros", elas ficaram mais intimas devido à insistência por parte de Hygina em ter Otília como orientadora de doutorado. Otília que já havia se aposentado, de inicio recusara o pedido, mas acabou cedendo e fez parte da história dessa renomada arquiteta.

    Durante a elaboração da tese de doutorado, Hygina foi para França através de uma bolsa sanduiche.Quando retornou, não estava mais tão disposta a concluir a obra, mas novamente por insistência, desta vez por parte de Otília, Hygina concluiu sua tese e tirou nota máxima.

    Hygina Bruzzi formou-se em Arquitetura e Filosofia. Portanto em seu ensaio há uma mescla entre as duas áreas. Em meio a sua reflexão sobre o lugar não-lugar, e a busca por um lugar pós-utópico, Hygina critica pensadores como Barragan, Aristóteles e Frampton. Além de filósofa e arquiteta, Bruzzi também atuava como artista plástica e escritora, demonstrando que seu talento se destaca em várias áreas.

    Apesar da ótima produção do evento, para os alunos de primeiro período, certas questões não ficaram muito claras, gerando dúvidas e consequentemente interesse e curiosidade no assunto.

    Além da palestra, também está acontecendo uma exposição sobre Hygina no Palácio das Artes. Vale a pena conferir.

 Fotos: Fernanda Maciel

2 comentários:

igorguelfo disse...

Quando a professora Otília foi ver a exposição ela falou que tem um erro lá sobre essa parte de "encontros e desencontros", não entendi muito até pq eu não achei isso na exposição.
ficou muito bom o post

igorguelfo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.