sexta-feira, 22 de abril de 2011

Para todos os corações



“Tudo no mundo começou com um sim” (Clarice Lispector), mas ao mundo nós viemos com um não. Este é o tema de Contracorrente (Contracorriente, no original), um filme que trata de “nãos”, “rupturas” e “sins”.
Miguel é casado com Mariela e ambos estão prestes a ter um filho num vilarejo peruano de pescadores. Santiago é um fotógrafo e pintor que se mudou para a vila e que desperta a curiosidade dos moradores locais.
Aparências, repreensões e tradições fazem parte do cotidiano deste lugarejo onde a vida de cada habitante já nasceu traçada: nascer, crescer, casar, ter filhos e morrer. Depois da morte, ter sua alma encaminhada pelo irmão ou quem quer que tenha “alma pura”.
Nesse mundo de “nãos”, Miguel e Santiago mantêm um relacionamento secreto. Ao contrário de Santiago, Miguel, preocupado com sua reputação, com sua esposa e seu filho, não aceita tranquilamente o amor que um sente pelo outro.
Mesmo depois da morte, Santiago (que havia sido levado pela correnteza do mar) continua se encontrando com Miguel, o único que o pode ver. Este recebeu daquele a missão de encontrar e despachar seu corpo para que possa descansar em paz. Enquanto isso, Miguel, longe dos olhos inaptos dos demais moradores, sente-se mais livre pra expressar seu sentimento.
Lindamente fotografado e com ótima trilha, Contracorrente é sobretudo uma história de amor. Amor vivido pelos três protagonistas e contado visceralmente pelos ótimos atores. Todo o enredo, mas especialmente o final da história, que é de arrancar soluços, honra o nome que lhe foi dado.





Informações Técnicas (retiradas daqui)
Título no Brasil: Contracorrente
Título Original: Contracorriente
País de Origem: Peru / Colômbia / França / Alemanha
Gênero: Drama
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Estréia no Brasil: 08/04/2011
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.:
Direção: Javier Fuentes-León

Em BH: USIMINAS Belas Artes Cinema
R. Gonçalves Dias, 1581.
15:00h; 17:00h; 19:00h; 21:00h.

Nenhum comentário: