quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O Rico, o Administrador e o Pobre

No início era assim.
O Pobre acordava seis da manhã, ficava um tempão à espera do inesperável ônibus e ia para o trabalho, para a casa da tia, ou coisa que o valha. Horas em pé no ponto, horas em pé no ônibus.
Pobre:
- Ô, seu Administrador, será que dava para melhorar um pouquinho o transporte? Você sabe, né, eu tenho de acordar muito cedo e ainda ficar o maior tempo de pé...
Administrador:
- Deus ajuda quem cedo madruga! Vai procurar sua laia!
E lá volta o pobre (de ônibus) para sua casa.
O Rico pegava seu carro e em pouco tempo estava no trabalho, na casa da tia ou coisa que o valha. Um minuto na sua garagem, três minutos dentro do carro. Nunca quis procurar o Administrador para nada.
Mas ai vem o pífio desenvolvimento econômico e a ligeira distribuição de renda...
Pobre:
- Hum... acho que vou comprar um carro... Deixa eu ver. Bem, com o que vou pagar de juros, dá para comprar todo o pátio da Fiat. Ah, bobagem, eu pago os primeiros cem anos de prestação e meu filho e neto pagam os outros duzentos. Isso, vou comprar!
Aí vai o Pobre feliz pela rua, dividindo seu espaço com o Rico. O Rico, por outro lado, percebe gente estranha aqui, um minutinho a mais acolá e pronto: em pouco tempo esta instaurado o caos no trânsito.
Rico:
- Seu Administrador, assim não vai dar. Tenho de ficar quase uma hora dentro do carro. O trânsito está insuportável! Se pelo menos tivesse um metrô ou outro transporte público decente, eu poderia deixar meu carro em casa.
- Meu filho, transporte decente não vai dar. É que a gente já gastou muito dinheiro construindo prédio em Vespasiano, cobrindo leito de rio, requalificando praças já qualificadas e ainda temos de juntar um pouquinho para construir um trem de alta velocidade (que não, não será para transporte urbano). Mas fica tranquilo, eu tenho uma solução. O problema de tudo nessa vida é pobre. Lembra quando pobre não usava carro? Era uma beleza!
- Era mesmo, Administrador...
- Então, sabe esse círculo aqui delimitado por uma avenida? A gente proíbe pobre de passar nele de carro.
- E isso pode, Administrador?
- Pode, claro; em Londres é a última moda! É só a gente cobrar uma tarifa que pobre não pode pagar e ninguém vai falar nada. Afinal, a cobrança não será para todos? A gente pode implantar um rodízio também; aí, é só você comprar outro carro que tudo estará resolvido.
- Uai, então vamos fazer isso agora!
- Calma, aguenta um pouquinho só até o trânsito piorar mais enquanto o transporte coletivo fica do mesmo jeito. Depois disso, todo mundo, digo, todo mundo como a gente, vai querer estas medidas. Então, o pobre volta a andar de ônibus e nós voltamos a ser os senhores do anel...

Nenhum comentário: