domingo, 29 de maio de 2011

Arquitetura da Destruição




TÍTULO DO FILME: ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO
DIREÇÃO: Peter Cohen
NARRAÇÃO: Bruno Ganz
Suécia 1992 - 121 minutos

Neste documentário é contada a história do Nazismo e de Hitler, mas de um jeito diferente dos incontáveis documentários que existem sobre a mesma temática. A história do Nazismo é contada junto com intervenções na arte e na arquitetura feita por Fuher.
No ínicio do documentário nos é contado sobre uma tentativa frustrada de Hitler ao tentar ingressar na Escola de Arte de Viena.


Pintura feita por Hitler – Não foi aceito na Escola de Arte por ser considerado um artista medíocre.

Muitas pessoas se questionam, se o Hitler tivesse sido aceito na Escola de Arte de Viena a história da Alemanha e dos judeus teriam sido diferente?

Outra informação interessante é que a suástica, símbolo do Nazismo, foi desenhada pelo próprio Hitler.

Para mim um dos momentos mais altos do filme foi quando os nazistas fizeram uma exposição degradando as obras de arte modernista dos judeus comparando-as a fotos de pessoas com problemas mentais.

Hitler também é apaixonado pela arquitetura e tinha um sonho de que a Alemanha tivesse construções tão grandiosas quanto às do Período Romano. Para isso levava arquitetos de confiança nos países que dominava para buscar inspiração ou simplesmente copiar seus monumentos, como foi o caso de Paris.

Eu não poderia deixar de falar de Berghof.
Berghof é um chalé construído especialmente para o Hitler no Alpes da Baviera e possui a maior janela retrátil do mundo, com 32 m². A escolha do local não foi aleatória. A cidade possui uma lenda de que pessoas daquele lugar despertariam de um sono para salvar a Alemanha, queriam associar a imagem do Fuher a essa lenda.





Nenhum comentário: