terça-feira, 17 de maio de 2011

Cemitério dos vaga-lumes



Ficha técnica
• Título: Hotaru no haka / Grave of the Fireflies
• Ano: 1988
• Realizador: Isao Takahata
• País: Japão
• Duração: 93 min
• Gênero: drama, guerra
• Estúdio: Studio Ghibli

Hotaru no haka (Japonês: 火垂るの墓), Cemitério dos Vagalumes, ou O Túmulo dos Pirilampos em Portugal, é um filme japonês de animação(Anime). Os animes se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens. Cemitério dos vaga-lumes é sem duvida uma obra prima desse estilo trazendo a nós espectadores uma emoção indescritível e uma tristeza imensurável.
"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." (Herodes) Assim é a realidade dois irmãos protagonistas, Seita e Setsuko, no período da Segunda Guerra Mundial no Japão. O pai deles é convocado a defender o país na guerra, pois faz parte da marinha japonesa, e a mãe falece em um bombardeio de aviões norte-americanos. A realidade desses irmãos não é nada fictícia e nos leva a realidade dos órfãos de guerra, realidade essa também muito bem exposta no livro- O órfão de Hitler de Paul Dowswell. A partir daí, o filme mostra a luta pela sobrevivência das duas crianças, em meio à pobreza e miséria que assola o país. Fome, doenças e a falta de generosidade e sensibilidade dos adultos fazem deste percurso um dos filmes mais bonitos e comoventes sobre o trágico quadro gerado pela guerra.
O filme nos faz refletir sobre a condição de existência do homem, até onde vai a racionalidade humana e se conceitos como generosidade e compaixão são realmente valores intrínsecos do homem ou apenas impostos por leis de convivência que em épocas de crise e miséria se tornam apenas boas intenções. O filme é recheado de cenas fortes que mostram a violência e a falta de escrúpulos de uma guerra. Com um tom de crítica apresenta também as ações dos americanos que bombardearam e colocaram fogo nas cidades cheias de civis que nada tinham a ver com a guerra, pois como diria Paul Valéry "A guerra é um massacre de homens que não se conhecem em benefício de outros que se conhecem mas não se massacram.". A arquitetura japonesa na época recheada de muita madeira e palha, por sinal muito bem representada no filme nas animações da cidade, serviram de combustível acelerando o processo de combustão. Os irmãos protagonistas da historia também são estereótipos de órfãos da guerra e assim sendo denunciam o dia a dia desses. Assim é possível ver, através deles, o descaso público de um governo em guerra e a falta de solidariedade dos mais velhos. Roubo, fome, doença, surras e explorações são vistas ao longo de todo o longa metragem.



O filme foi muito bem feito contando com uma pesquisa bem grande, sendo, portanto repleto de costumes e cenários da época. A arte é muito bem feita dando assim uma veracidade nos sentimentos dos personagens o que reflete na agonia e tristeza que o filme nos passa. Os efeitos sonoros são muito bem feitos alternando músicas com silêncios, quebrados apenas por som de animais como moscas e sapos o que às vezes nos choca. O título remete a presença constante dos vaga-lumes que podem ser entendidos ao longo da história como a esperança e como a morte, sendo várias a analogias feitas até mesmo pelos personagens. Assim como vários outro filmes sobre o cotidiano da guerra como O menino do pijama listrado, O diário de Anne Frank, Cemitério dos vaga-lumes é um filme forte que nos choca com uma realidade totalmente diferente da maioria, mas também se difere por trazer uma óptica oriental quase não exposta no ocidente.
Em resumo o filme é uma ótima escolha pra aqueles que querem ver até onde vai o homem para sobreviver e para aqueles que não querem deixar morrer as lembranças das atrocidades de uma guerra para que essas sirvam de exemplo para as próximas gerações, pois como dizia Albert Einstein: "Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus".

Um comentário:

Unknown disse...

liiindo esse filme!! vi a anos atras legendado minha tia que trouse do japão ela ja faleceu queria baixar ele mais não consigo! queria que meu filho vise... muuito lindo chorei orrores rs