quinta-feira, 26 de maio de 2011

Intervenção





Hass e Hann, artistas holandeses que começaram a trabalhar em parceria desde 2005, inspirados pela visita ao Brasil para filmagem de um documentario sobre hip hop nas favelas do Rio de Janeiro e São Paulo, decidiram trabalhar na ideia de produzir trabalhos extravagantes em lugares inesperados. Começaram então a pintar murais enormes nas favelas do Brasil junto a população local. Trata-se do projeto "Favela Paiting", que são intervenções artisticas nas comunidades do Brasil.


"Boy with Kite" , finalizado em 2007, tem uma dimensão de 150m² e levou cerca de 3 meses para ser finalizado.
















Rio Cruzeiro


Um grande projeto foi o da Vila Cruzeiro , suburbio carioca. A pintura se situa em uma estrutura massiva de concreto construida para proteger o morro dos deslizamentos durante os periodos de chuva. Obteve ajuda da população local que alem de ter aulas para aprender tecnicas de pintura, foi remunerada. O design tradicional japones foi desenvolvido pelo tatuador Rob Admiraal. Depois de 8 meses de trabalho, a arte de mais de 2000m² foi conluida e recebeu ate festa de inauguração.





Confira a materia no Globo RJ TV

É importante observar que intervenções como a desse projeto contribuiram positivamente a cidade não só no quesito estético do lugar, mas tambem ofereceram uma alternativa aos moradores locais que são muitas vezes induzidos aos caminhos da violencia ou do trafico de drogas.


Santa Marta


Antes


Depois


Outro projeto de grande sucesso foi desenvolvido na comunidade de Santa Marta, tambem no Rio de Janeiro.Usando um conceito simples de raios de cor, o design foi estabelecido, não é por acaso que o projeto foi intitulado de "Tudo de cor para Santa Marta". Novamente, aulas foram providenciadas aos moradores que aprenderam a lidar com os mais diversos tipos de materiais e foram remunerados. Mais de 7000m² convertidos em monumento para comunidade. Inspirados no projeto, se criou um outro denominado " O Morro" .Parteda ideia dos raios coloridos adotados em Santa Marta, porem seriam utilizados para a pintura de uma comunidade inteira.


É curioso relembrar que das ultimas vezes que viajei ao Rio, no periodo do carnaval, do caminho do aeroporto ao centro, metade das favelas que se situam na beira do percurso, estavam "cobertas" por uma especie de muro altos plotados com diversas propagandas e banners, na tentativa quase que desesperada de "esconder" as comunidades aos olhos dos turistas. Projetos como " O morro" oferecem uma solução estética muito mais agradavel e enriquecedora ao espaço urbano, que não coloca a comunidade como algo vergonhoso, mas a valoriza transformando-a em icone de beleza nacional.

Nenhum comentário: