terça-feira, 17 de maio de 2011

Oficina de Inflável

Estruturas infláveis apresentam uma grande facilidade na montagem: são leves, flexíveis (desse modo pode-se obter formatos inusitados), fáceis de transportar, compactas (por isso, também, ocupa espaços alternativos, não convencionais) e possuem um baixo custo de construção. Por isso, elas têm sido bastante utilizadas pela arquitetura.


Além disso, por serem (na maioria) translúcidas, seu interior é iluminado durante o dia apenas com a luz solar, e durante a noite luzes coloridas podem ser acessas, dando uma aparência bem descontraída ao ambiente.


As estruturas infláveis têm sido muito utilizadas como escritórios, moradias temporárias, pubs, nas promoções de vendas, eventos especiais, feiras profissionais, paradas...



Um exemplo de uso inusitado do inflável foi o utilizado para proteger um navio antigo de valor inestimável enquanto era restaurado. Foi criada esta estrutura inflável transparente com armação de madeira, que permitia ver o trabalho que estava sendo executado lá dentro.



Diante de tantas vantagens de se construir uma estrutura inflável, foi realizada uma oficina no dia 9/5/2011 na Escola de Arquitetura da UFMG na qual nós, alunos, ficamos responsáveis pela construção de algo inflável. Usamos o plástico lisolene e ferro de passar roupa como material para essa oficina.


O grupo composto por Agar Camila, Isadora, Lorraine e Saulo elaborou uma estrutura na qual era composta por dois portais perpendiculares unidos ao meio, desse modo surgiria quatro espaços que se comunicariam com o lado de fora ou poderiam ser fechadas, fazendo surgir de um a quatro cômodos.


A idéia inicial era evitar o calor que poderia existir dentro de uma estrutura inflável. Assim, ao se abrir as paredes, as pessoas não ficariam com a sensação de estarem totalmente presas dentro do inflável.




Como o Inflável deveria ficar depois de pronto






Como estamos no primeiro período e ainda não temos noção de sustentação, os pilares que possuem 3 metros de altura não conseguiram ficar de pé, já que os diâmetros das colunas ficaram muito pequenos.



No site http://www.inflate.co.uk/ é possível encontrar várias estruturas infláveis e projetos bastante diferentes.

Nenhum comentário: