terça-feira, 31 de maio de 2011

Mini Lounge



    • Crosbie, designer ingles, especialista em objetos de inflaveis, desenvolveu a "Inflate Chair" para Totem Design. Seu design conteporaneo utiliza uma estrutura de aluminio para sustentar uma forma de lounge coberta por almofadas inflaveis. A partir dessa referencia, o grupo Tais Trujillo, Mariana Tanure e Rayane Sousa desenvolveu uma cadeira infantil (destinada a uma creche) seguindo a mesma ideia de composição do acolchoamento e reclinação, porem utilizando almofadas de espuma, para um conforto e durabilidade maior, uma vez que se trata de crianças. Visando a segurança dessas, o assento foi rebaixado e todo material utilizado foi propiamente lixado, alem de contar com anti derrapante nas pontas. Para proporciar entretenimento , as almofadas foram fixadas ao assento e encosto com velcro , possibilitando a troca da posição.

      Contrução:

      Material
      Bambu in natura
      Porcas e ruelas
      Barras de Rosquear
      Tecido
      Espuma
      Cola quente

      Ferramentas
      Segueta
      Furadeira
      Maquina de costurar
      Pistola de cola quente
      Chave de fenda

      Os materias adotados para esta oficina, foram reaproveitados de oficinas anteriores, tal como o bambu e algumas barras de rosquear. O tecido das almofadas foi comprado no quilo, e as porcas,ruelas e espuma foram compradas no centro da cidade. Como resultado, obtivemos um baixo custo material.

      Produção

      Pelo fato do bambu utilizado estar em natura, foi necessario um tratamento para retirar o amido existente em sua "pele" e consequentemente, dar brilho ao mesmo. O processo consiste na queima do amido seguido da limpeza do bambu. Para isso , se aconselha a utilização de um maçarico (para queima do amido) e oleo disel para limpeza. Como nossa produção foi caseira, utilizamos a boca de um fogão.





      Apos tratar o bambu bruto, serramos as barras de rosquear e o bambu nas cotas esboçadas no croqui . Feito isso, definimos o local de encaixe e furamos com auxilio de 2 brocas diferentes (uma para abrir o furo no bambu e outra para ampliar de acordo com a espessura da barra de rosquear).Concluindo isso, montamos a cadeira fixando com as porcas e ruelas.






      Estofamento

      Nove almofadas foram confeccionadas inspiradas no modelos original da cadeira de inflavel. Para maior durabilidade, o forro é duplo e foram preenchidos por espuma comum. Para possibilitar a troca de posição delas, utilizamos velcro na almofada, e sua outra face cruzando um bambu ao outro, como explicitado nas fotos.





      A experiencia foi motivadora para montagem de outros mobiliarios de bambu ou madeira, pois nos mostrou que ojetos do nosso dia dia podem ser confecionados por nos mesmos com um baixo custo, mantendo um design interessante.



Nenhum comentário: