sexta-feira, 1 de julho de 2011

Luzes da Cidade

"Ai, que brega! Um monte de ferro amontoado numa cidade de arquitetura clássica configurando o maior símbolo fálico francês..." Para mim, esta era a Torre Eiffel.

Entretanto, ciente da minha condição turística, lá fui eu cumprir minha obrigação de conhecer a torre feita em metal treliçado. E ainda bem!

O amplo gramado, o Rio Senna e toda a arquitetura em volta emolduram o monumento que é muito mais impressionante visto de perto. Do alto dela, vê-se, durante o dia, os tetos cinza e dourados da cidade.



A Torre exige um encontro à noite... e lá fui eu conhecê-la por inteiro. Veste-se de luzes douradas vistas de vários locais. Quando a vemos, até esquecemos o céu sem estrelas de Paris.



Poderia ficar horas neste blog contanto a história da Torre, porque e como foi construída, o fato de que quase ter sido demolida, etc. Para isso, basta procurar no Google. Prefiro contar meu sentimento quando virei os olhos e vi, logo ali, o cartão postal mais famoso do mundo: ARREBATAMENTO!

Dizem que Paris muda as pessoas e, para mim, isso fez sentido. Fiquei menos preso a preconceitos, ainda que arquitetônicos.

Nenhum comentário: