sexta-feira, 1 de julho de 2011

Terráqueos (Earthlings)




Com direção de Shaun Monson e narração de Joaquin Phoenix, foi lançado em 2005 nos Estados Unidos o documentário “Terráqueos”.
“Terráqueos” é um documentário único em todo o cenário mundial, capaz de mudar para sempre a vida dos que o assiste. O objetivo de Terráqueos é promover a conscientização contra os maus tratos de animais, através do choque de realidade.
O documentário mostra cenas de maus tratos contra animais obtidas com câmeras escondidas em uma pesquisa completa sobre pets-shops, abrigos de animais, fazendas, comércio de peles, esportes e entretenimento com animais, indústrias de cosméticos, bem como pesquisas médicas e científica que os envolva. E por causa do difícil acesso para investigações como essa, “Terráqueos” demorou mais de seis anos para ser concluído.
Numa das cenas iniciais de “Terráqueos” Shaun Monson define que terráqueos são todos os habitantes do planeta Terra, independente da espécie. Dando continuidade a esse pensamento o documentário compara os abusos sofridos pelos animais e pelos humanos, mostrando que não há diferença entre especismo, racismo e sexismo, O que foi exemplificado pela citação do holocausto, símbolo dos maus tratos contra humanos.


Segundo Monson, humanos e não-humanos têm os mesmos desejos por comida, água, abrigo e companhia, liberdade de movimentos e de não sentir dor. E, sobretudo se igualam pela consciência.
O documentário “Terráqueos” é como um “tapa na cara” de todas as pessoas que pensam não contribuir para os maus tratos contra animais, mas estão totalmente atrelados a essa realidade sendo o fator desencadeante dessa corrente.

Link para quem quiser assistir o documentário:
http://video.google.com/videoplay?docid=-239204330856039070#

Nenhum comentário: