sexta-feira, 1 de julho de 2011

Marina - Cia. PeQuod

Marina, é uma adaptação do conto "A sereiazinha " de Hans Christian Andersen. Peça teatral do grupo Cia. PeQuod do Rio de Janeiro,dirigida por Miguel Vellinho. O espetáculo mistura técnicas de manipulação, desde o Teatro Aquático do Vietnã a atores e bonecos. A PeQuod constrói um personagem de contornos trágicos, no qual a proposta é refletir de forma mais profunda sobre os anseios, as decisões e o destino da sereia, que abre mão de seu maior talento e da própria imortalidade em nome de um amor impossível.Por mais que seja teatro de bonecos, Marina é para adultos, no qual o diretor põe cantores para interpretar, atores para cantar e todos para manipular bonecos.

Marina estava em cartaz em Belo Horizonte, no Teatro Alterosa nos dias 18 e 19 de junho deste ano, participando da 12ª edição do Festival Internacional de Teatros de Bonecos.Assistir a essa peça foi uma experiência encantadora e surpreendente, é inacreditável que o trabalho desse grupo não seja nacionalmente famoso.Boa parte da peça se passa dentro d'água, com bonecos sendo manipulados com maestria em quatro grandes aquários e uma pequena piscina.

São alternados na peça o teatro tradicional e o teatro de animação , explorando o melhor de dois mundos para construir uma narrativa rica e coesa. Cerca de 15 músicas do Dorival Caymmi são cantadas ao vivo para ajudar a contar a história. O elenco se sai muito bem na difícil tarefa de interpretar, cantar e manipular, teve até algumas partes em que atores tiveram participação nos efeitos sonoros e na iluminação.
A peça começa com a briga de dois irmãos que discutem a posse do trono deixada pelo pai.Sem iluminação nenhuma, apenas se escutava a discussão onde a irmã (considerada feiticeira por ter estudado mais sobre magias) roga uma praga para seu irmão. No aquário se vê o dia em que a irmã mais velha de Marina completa quinze anos e consegue a permissão de subir até a superfície do mar para conhecer o mundo.
No entanto Marina não aguenta esperar o seu dia de subir à superfície do mar,ela é uma sereia diferente das outras duas irmãs, e vai antes, quando vê um marinheiro se afogando não se reluta em salva-lo colocando-o na areia e, consequentemente, vendo o mundo antes da hora. Quando o rapaz acorda, ambos se apaixonam, mas Marina volta rapidamente para o mar,e o marinheiro fica achando que Marina é uma pessoa como as outras. Ele a procura por muito tempo, e ela sonha sempre com o amado. Até que um dia, Marina briga com o pai e procura a tia feiticeira. E é ai que Marina faz um acordo com ela, como pagamento da transformação da cauda em duas pernas, a feiticeira pede a linda voz de Marina (o mais bonitos dos sons do mar). Ela aceita.
Marina encontra seu amado, porém ele não a reconhece, e ela sofre pois não consegue dizer mais nada, uma vez que sua voz foi entregue à tia. O rapaz acredita que foi uma outra moça que o salvou naquele dia, mais afirma que Marina é muito parecida com esta moça. Um dia na porta do convento, o marinheiro vê uma garota prestes a se tornar uma freira, e sai gritando, dizendo que fora ela que o salvou naquela noite, e assim, logo eles casam.Marina sofre loucamente em silêncio. E no dia do casamento do marinheiro, o pai de Marina vai à terra e a entrega um punhal bem afiado, dizendo que era para cravar no peito do rapaz antes do sol nascer, e só assim ela voltaria a ser uma sereia. Quando o casal esta dormindo, Marina vai até o quarto levanta o punhal mais o deixa cair sem coragem de crava-lo no peito do amado. Marina sai do quarto. E assim o teatro volta a ficar escuro, sem nenhuma iluminação, apenas com efeitos soros.

Ficha Técnica

Direção e dramaturgia: Miguel Vellinho

Elenco:Liliane Xavier, Mariana Fausto, Mona Vilardo, Leandro Muniz, Márcio Nascimento e Miguel Araújo.

Cenografia: Carlos Alberto Nunes

Iluminação: Renato Machado

Figurinos: Daniele Geammal.

Direção Musical:Fabiano Krieger

Músicas: Dorival Caymmi

Preparação vocal: Doriana Mendes

Indicação: Acima de 16 anos

Técnica: Varas e manipulação direta

Duração: 65 minutos



Nenhum comentário: