sexta-feira, 1 de julho de 2011

Arquitetura anti-fantasma

Ao projetar uma construção, é dever do arquiteto pensar no uso do terreno, materiais, resistencia ou segurança. Mas e os espíritos? Em diversos países do mundo a arquitetura também serve para afastar os maus espíritos, fantasmas e até o azar.

Telhados curvos: Na China é comum o uso de curvas nos telhados das casas e templos. Isso porquê acredita-se que os fantasmas viajam apenas em linha reta, nunca em curva. Portanto, as coberturas curvas os impedem de entrar

Isso também explica as muitas estradas com curvas sinuosas na China.

Haint Blue: Haint azul é o nome de um monte de tons de azul , a cor exata não importa, contanto que sirva para repelir fantasmas.

De acordo com o povo Gullah (sul da America), os fantasmas não podem atravessar a água. Os Gullah, descendentes de escravos africanos, não tinham dinheiro para misturar tintas, então eles fizeram a sua própria tinta composta de uma mistura de leite, cal e pigmentos em covas para fazer uma tinta azul que parecia água, que, quando aplicada em uma casa, obviamente convenceria os fantasmas que a casa estava coberta de rios ou algo assim . Eles pintavam tetos, paredes, bem como molduras de portas e janelas.
Décimo Terceiro Andar: Os números de azar são conceitos específicos que as pessoas acreditam que fazem coisas horríveis com elas de uma forma mágica. A maioria das pessoas já ouviu falar sobre algumas construções ocidentais não terem um 13 º andar, devido à superstição sobre o número 13. A prática foi desaparecendo, mas alguns prédios mais novos ainda fazem o mesmo procedimento, como o One Canada Square , o edifício mais alto na Grã-Bretanha.


Nenhum comentário: