sexta-feira, 1 de julho de 2011

Se não for divertido não é sustentável!


Em meados de 2010 fui convidado pra participar de um multirão na Ecovilla “Viva!”. Eu nã sabia muito bem do que se tratava. Uma me chamou pq sabia que eu me interesso por bioconstrução.

Chegando lá eu fiz um tour pelo local, fui conhecer a ecovila. Lá eles plantam o próprio alimento e remédio, fabricam instrumentos musicais, brinquedos para se manter. Além de costruirem suas casas a partir de matérias primas bem simples que são bambú e o barro.

As pessoas foram chegando pro multirão, em sua maioria estudantes de arquitetura e biologia, logo fomos informados que iriamos construir um forno a partir de tijolos feitos artesanalmente e barro.

O primeiro passo era pegar a terra pra fazer o barro e trazer os tijolos que já estavam prontos, a melhor terra pra isso é a argilosa, dá pra idenfiticá-lá pela sua coloração alaranjada.

O grupo se dividiu pra realizar as tarefas, parte pegando a terra, parte trazendo os tijolos, eu fiquei no grupo que estendeu uma lona no chão e logo fomos pisando na terra e adicionando agua e um pouc de serragem. Ficamos muito tempo batendo no barro sob os comandos do professor Raimundo Veloso que nos ensinou, entre outras coisas, que existem vários tipos de barro dependendo da sua composição e como esse teria que aguentar altas temperaturas seria adicionado um pouco de açúcar na massa.

Depois de pernas doendo e alguns tombos sujos o barro estava pronto. Começamos a construir a estrutura do forno encaixando os tijolos e emendando estes com o barro!

Foi uma experiência impar na minha vida, poucas pessoas podem dizer que fizeram amizades enquanto construíram um forno. Eu voltei na Ecovila mais umas duas ou três vezes para trabalhar e experimentar o funcionamento do Tião (foi o nome dado ao forno construído).

Quem quiser saber mais sobre a educação gaya, e a ecovila Viva aqui estão umas referências.

http://ecovilaviva.blogspot.com

http://artecomtato.blogspot.com/2010/11/ecovila-viva_11.html

http://vilaterra.blogspot.com/2010/10/lugares-ecovila-viva-places-viva.html

http://nectaboards.blogspot.com/

http://vilaterra.blogspot.com/2010/09/terra-una-e-uma-ong-e-uma-ecovila.html

http://www.gaiabrasil.net/site/

http://edsonfadigarodriguez.blogspot.com/2010/10/ecovila-viva.html

Nenhum comentário: