sexta-feira, 1 de julho de 2011

Casa dos contos

Originalmente, em 1784, a Casa dos Contos foi residencia e "Casa de Contratos" destinada a recolhimento de impostos.Em 1789, serviu de prisão nobre aos Inconfidentes e sede de "Administração e Contabilidade Publica da Capitania de Minas Gerais", daí o nome de "Casa dos Contos". Foi completamente restaurada e contém, em seu interior, exposições documentais, numismáticas da Casa da Moeda do Brasil e do Banco Central do Brasil e outras mostras culturais que, junto ao mobiliário e a arquitetura, compõem o Museu.

No museu encontra-se cinco exposições permanentes: Centro de Estudos do ciclo do Ouro(CECO); Biblioteca Luiz Camilo de Oliveira Netto; Emissões do Banco Central do Brasil; Casa de fundição da Moeda; Memória da Restauração. E quando fui,
em agosto de 2010,não havia exposições temporárias.

Foto tirada na escadaria monumental
A exposição do Centro de Estudos do Ciclo do Ouro- CECO,apresenta quatorze manuscritos e respectivas transcrições, onze livros que abordam assuntos diversificados e o "Livro de Ouro". Esse material propicia o resgate e o estudo da documentação econômico-fiscal do Ciclo do Ouro,abrigando também , outros arquivos sócio-econômicos e culturais de Minas Gerais.
A exposição da Biblioteca Luiz Camilo de Oliveira Netto é uma amostra do acervo de oras raras.

Na exposição das Emissões do banco Central do Brasil estava sendo exibido todo o conjunto de cédulas emitidas pelo BC, desde o Cruzeiro de 1942, até o Real.
A Casa da Moeda do Brasil é uma exposição que resgata a memoria e resgata a integração entre o prédio e a história econômico-fiscal do Brasil.
Exposição da "Memória Completa da Restauração da Casa dos Contos" ocorrida em 1983/84 apresenta toda memória técnica e iconográfica da restauração.
Há também na Casa dos Contos uma senzala onde foram presos escravos domésticos e serviu também de abrigo às tropas do vice-rei enviadas para abafar a Inconfidência Mineira, e hoje , acontece uma exposição dos vários tipos de objetos usados não só pelos escravos, mas também pelos que viviam naquela época, desde armamentos sofisticados, passando por correntes que prendiam os escravos, armaduras para cavalos, pratos e objetos de culinária das casas.


Nenhum comentário: