sexta-feira, 1 de julho de 2011

Really Cool Beach - The Longest Bench


Buscando transformar espaços urbanos, o arquiteto David Bravo Bordas, juntamente com a sua equipe, deu a um espaço pouco utilizado e mediano, um ar mais convidativo e uma face mais voltada à diversão pública ao tornar uma simples e reprimida calçada de concreto, situada entre arranha-céus e uma linda praia, em um deslumbrante e colorido passeio à beira mar no Paseo Marítimo de la Playa Poniente, em Benidorm na Espanha.





Sendo assim, sob um investimento de 10 000,000€ do Conselho de Bernidorm e do Governo de Valência, os arquitetos e urbanistas projetaram uma área de transição entre a cidade e a praia, que possui 1,5km de extensão, de forma a melhorar o acesso a ela e a relação visual entre o mar e a cidade.




O novo calçadão, pronto desde 2009, reduziu a superfície urbanizada e gerou uma integração incrível entre os ambientes que o cercam, ao se compor de curvas sinuosas que representam as ondas do mar e ao se direcionar ao convívio urbano, sendo além de um local para distração e diversão, um local de passagem.




Além disso, sua estruturação é complexa e muito bem planejada. O passeio à beira mar situa-se a um nível um pouco acima do mar e, estrategicamente, deu lugar a um estacionamento subterrâneo e melhorou o acesso à praia através de escadarias e rampas. Outro fato interessante é que o plano da calçada muito colorido e cheio de vida justifica-se pela intenção de evocar os jardins de Antoni Gaudí ou Burle Marx.

Nenhum comentário: