sexta-feira, 1 de julho de 2011

Edifício Niemeyer








” Não é o angulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu pais, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar,no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein”.
Oscar Niemeyer

São com essas belas palavras que Niemeyer define seu trabalho. Referencia na arquitetura moderna, o arquiteto possui duas construções na praça da Liberdade, o Edifício Niemeyer e a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. Com a fachada de curvas onduladas, que são uma alusão as curvas das montanhas de Minas Gerais, o edifício Niemeyer é um dos principais ícones do modernismo no Brasil. Foi erguido em 1955 sendo projetado apenas um ano antes, aproximadamente uma década apos a construção do conjunto arquitetônico da Pampulha. Belo Horizonte que objetivava ser símbolo da civilização do progresso que a república queria implantar no país conseguia transmitir esse ar de modernidade por meio dos projetos ondulados de Niemeyer , que sabia explorar como poucos a plasticidade do concreto armado.

O edifício possui 12 pavimentos de utilização residencial, contando com dois apartamentos por andar. No entanto, devido aos brises - linhas que cortam a fachada - que dividem a altura de cada andar em tres, o edifício aparenta possuir um número muito superior de andares.

Zoom em apensas um andar, dividido 3 vezes pelos brises


É notório uma inspiração barroca no projeto do arquiteto, que utilizou-se de curvas e contracurvas, além do ilusionismo causado pelas brises que tem um efeito de um prédio com mais andares. Além disso, Niemeyer pode colocar em prática suas pesquisas iniciadas em São Paulo a respeito da variação de jogos de luz e sombra nos vidros, novamente um aspecto barroco.

Jogo de côncavos e convexos, formas sinuosas referentes as montanhas de Minas Gerais

Detalhe da escada em caracol, mantendo o padrão de curvas do design do prédio.


Portaria , novamente mantendo o formato sinuoso do projeto.

Detalhe do elevador conservado como no projeto original

Vista do google earth:

Nenhum comentário: