sexta-feira, 1 de julho de 2011

Castelo animado (Howl no Ugoku Shiro)


O filme conta a história de Sophie, uma jovem de 18 anos, que é amaldiçoada por uma velha bruxa, tendo sua aparência transformmada na de uma idosa de 90 anos. Forçada a esconder-se das pessoas que conhece, encontra abrigo no cstelo do feiticeiro Howl, onde finge ser a faxineira para que consiga permanecer no local.

O castelo é ambulante, formado por materiais velhos, pedaços de casas e veículos sem uso. Lá ela conhece Calcifer, um demônio do fogo, ligado ao coração de Howl, que move o castelo, sendo sua única fonte de energia e responsável por toda a mecânica de locomoção e até a construção do castelo.

O contexto do filme é uma guerra entre dois reinos devido ao desaparecimento do príncipe do então reino inimigo. Sophie é completamente contra a guerra, assim como o feiticeiro Howl.


O interessante no castelo de Howl é sua porta principal, enfeitiçada para ser a entrada de diversos lugares diferentes. O objetivo de uma porta assim é fugir da academia onde se tornou feiticeiro, sendo que em cada um de seus endereços, possui uma identidade diferente. Howl ajuda a evitar danos com a guerra por conta própria, mas abomina ter que prestar serviços ao reino para combater em guerra.

A trama é um romance. Howl se apaixona por Sophie ao perceber que ela foi apenas enfeitiçada e com a sua ajuda encontra coragem para enfrentar seus problemas. Howl e Sophie conseguem achar a solução para o fim da guerra, trazendo paz aos dois reinos e a si próprios também.

Ficha Técnica :

Título Original: Hauru No Ugoku Shiro.
Origem:
Japão / Estados Unidos, 2004.
Direção:
Hayao Miyazaki.
Roteiro:
Hayao Miyazaki, baseado em livro de Diana Wynne Jones.
Produção:
Rick Dempsey, Ned Lott e Toshio Suzuki.
Fotografia:
Atsushi Okui.
Edição:
Takeshi Seyama.
Música:
Joe Hisaishi


Um comentário:

Unknown disse...

como é o nome do menininho e do cachorro??