sexta-feira, 1 de julho de 2011

Corian, possibilidades sem limites






A partir de uma mistura composta por polimeros de acrilico (PoliMetilMetaAcrilico - PMMA) , trihidrato de alumina (ATH) e outros minerais naturais, a empresa DuPont desenvolveu o material Corian. Esse material pode ser moldado a partir do aquecimento a 150°C permitindo que sejam criadas formas únicas. Tecnicas como o usinado (como madeira para obtenção de cantos arredondados) ou por modelagem permitem a criação das formas mais diferentes, e com isso trazer personalidade para todo tipo de ambiente.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS


HIGIÊNICO/NÃO TÓXICO

Pelo fato de Corian ser um material não poroso (maciço em qualquer espessura) é altamente higienico, sendo certificado como um material higiênico de acordo com a norma internacional DIN EN ISO 846. É um material não tóxico e inerte, e, sob condições normais de temperatura e pressão, não emite gases. Ao ser queimado o principal gás liberado é o gás carbonico e não libera gases halogenicos tóxicos.Dessa maneira Corian tem alta aplicação em bancadas de hospitais, hoteis, laboratorios, tampos de check in em aeroportos e inclusive aeronaves.





EMENDAS IMPERCEPTÍVEIS/ CURVAS ILIMITADAS

Praticamente qualquer peça pode ser fabricada com Corian, pois alem de permitir a criação das formas mais diferentes, quando colado a emenda é imperceptivel, criando aparencia de uma peça única. Assim um movél muito longo por exemplo poderia ser feito a partir de várias peças menores para facilitar o transporte e montagem.Dessa maneira as possibilidades de aplicações e design se otrnam ilimitadas.



RESISTENTE / REPARÁVEL

Ha mais de 44 anos Corian se mostra um material de durabilidade e de fácil manutenção. Resiste a maioria dos impactos e arranhões das áres de uso intenso. Mas caso um desgaste ocorra, a aparência da superfície é renovavel com auxílio de uma simples esponja de limpeza em seu lado mais aspero, uma vez que por ser um material sólido ele não descasca.


POSSIBILIDADES DE COR E LUZ

Contando com uma palheta de cores bastante abrangente, o material ainda pode ser usado em incrustações, ou em camas, ou ainda como um complemento para outros materiais. Ainda existe a possibilidade de em placas muito finas a translucidez, especialmente realçada em cores claras. Diversos designers utilizam do material para criação de luminárias ou ate mesmo mesas.



TRABALHADO COMO MADEIRA

Por mais inesperado que possa ser, o material pode ser trabalhado como se fosse uma madeira dura, utilizando portanto ferramentas similares. Originalmente os processadores autorizados pela empresa DuPoint trabalhavam como marcenaria. Algumas ferramentas seriam serras circulares para corte, lixadeiras roto orbitais para desbaste e acabamento, serra tico-tico, furadeira de impacto, etc.




Aproveitando de todos as vantagens e ilimitações de formas existentes sobre esse material, no projeto de intervenção em vaga de carro, meu grupo responsável pela criação da lounge de espera em porta de boate projetou o baú do caminhão e a mesa do dj utilizando Corian, um material realmente que nos limita basicamente a nossa imaginação.


Nenhum comentário: