sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ibitipoca, onde a água tem cor de coca


Ibitipoca é um distrito de Lima Duarte-MG, um vilarejo onde o turismo é o principal motivo econômico graças à beleza natural do Parque Estadual de Ibitipoca.

Conheci esse lugar mágico numa viajem que eu fiz pegando carona com meu amigo Paulo que já tinha ido lá uma vez. E devido a incerteza que é ficar dependendo de carona a gente chegou lá de madrugada e nessa viajem eu tive a minha melhor experiência de contato com a natureza, é complicado ficar falando disso, só estando lá mesmo pra saber. Então me limitarei a dizer apenas do Candeia Blues Bar.

O “bar do Firma” é um espetáculo à parte, foi o primeiro ponto de parada nosso e o único desse primeiro dia de viagem, posto que eu e Paulo fomos convidados a dormir por lá que é também a casa do meu amigo firma.

Construída e decorada basicamente com material de refugo, reciclagem do próprio bar e raizes e galhos recolhidos pelo Firma, o bar é uma obra prima – sob meu ponto de vista – da arquitetura instantanea. Esse ambiente rusticado junto com um rock antigo de fundo geram um clima muito aconchegante.

Eu não poderia deixar de citar o EreaIbiti2012

O próximo encontro regional de estudantes de arquitetura acontecerá em Ibitipoca. Uma ótima oportunidade pra conhecer esse bar extraordinário e desfrutar da beleza natural do lugarejo. Eu – adepto confesso da classe econômica – tentarei participar como oficiante.

Abaixo uma reportagem e um documentário premiado no Festival Primeiro Plano sobre o bar.

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1578914-15607,00.html

http://fantastico.globo.com/platb/melevabrasil/tag/ibitipoca/



2 comentários:

saulo disse...

Guelfo, este post é a sua cara (o título então...). Muito legal!

igorguelfo disse...

valeu, Saulão