sexta-feira, 1 de julho de 2011

Edifício Seculus Business

Antigo Central Shopping de BH, centro de compras que funcionou entre 1986 a 1999.
Localizado na Rua Paraíba esquina com Av.Afonso Pena,Funcionários - Belo Horizonte


Atualmente é o Espaço Seculus e IBMEC.






Características principais

Edifício muitissimo alto - 25 andares
Construído no estilo arquitetônico moderno
Uso principal - escritório comercial







Tem sua base maciça em granito com uma entrada principal para o edifício e outra muito bela para a Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais.Que atualmente esta instalada na Av.Afonso Pena, 1901.






E ainda conta com 06 elevadores de acesso.





Não encontrei muitos registros acerca deste edifício.E mesmo que houvesse alguma história por trás, não despertaria tanto a minha atenção como a sua estrutura imposta no alto da Afonso Pena.




Após iniciar o curso de arquitetura na UFMG tenho observado muito mais a cidade.E o que vejo são tantos prédios construídos como se fosse uma regra: "caixotinhos com janelas" pintados em tons pastéis.


O Seculus Business apesar de ser uma edificação de quase há um século, é moderno.Seu formato é diferente. Tem um design estrutural frontal totalmente inovado. Todo revestido em granito. Com fachada frontal toda espelhada.



Por esse revestimento e por sua altura passa uma subjetividade de poder, de imponência.Tem a aparência de uma fortaleza.


Uma edificação que realmente atraiu o meu olhar.

5 comentários:

Unknown disse...

Estive lá uma única vez há 22 anos atrás e dada a sua imponência e magnitude nunca mais pude me esquecer dele. E, a principal recordação é a de olhar para o teto e me deparar com uma sensação mágica de grandiosidade arquitetônica que me remeteu aos grandes castelos medievais dos contos de fadas. Nem sei o que fui fazer lá, pois o meu meio social não tinha nada a ver com os frequentadores daquele lugar. Mas me foi dado esse presente e é uma das minhas melhores memórias da adolescência!

Dudu GALOMAIO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dudu GALOMAIO disse...

Lembro do Central Shopping. Patinação no Gelo, na época das férias escolares (Hollidays on Ice).

Unknown disse...

Época boa subiamos a afonso pena para passear no central shopping e jogar fliperama

Hugo disse...

Fez parte da minha juventude, estudava perto dali e frequentei muito o shopping, na época as opções eram poucas, 5ªAvenida na Savassi, BH Shopping, só depois vieram os outros.