sexta-feira, 1 de julho de 2011

Praça da Liberdade: memórias e símbolos







O Museu Historico Abílio Barreto (MHAB) abre uma exposição de curta duração sobre a Praça da Liberdade, que propõe uma reflexão sobre a relevância desse espaço no pensamento mineiro e belo-horizontino.




Por meio de textos, fotos, postais, telas, vídeo, pequenas peças de acervo, como pratos de porcelana e placa de rua, a exposição mostra que, ao longo de décadas, desde a inauguração de Belo Horizonte, em 1897, a Praça da Liberdade ocupa lugar de destaque na história política e cultural da cidade.








































Desde sua idealização, no início do século XX, suas formas e usos foram, ao longo de décadas, alterados, passando por diversos traçados representativos de diferentes estéticas, bem como variadas formas de apropriação, enfatizando sua importância como emblemático espaço democrático da cidade. Desfiles de carnaval, brincadeiras infantis, apresentações musicais, manifestações religiosas, concursos de beleza, comemorações cívicas, paradas militares, encontro de tribos urbanas, de namorados, de esportistas. Palco de múltiplas manifestações culturais e sociais, a Praça da Liberdade foi se caracterizando, cada vez mais, como espaço dos conflitos próprios de uma sociedade plural. Vitrine de mudanças dos hábitos e costumes, deixou de ser local do poder político para consolidar-se como espaço do poder popular.

Nenhum comentário: