sexta-feira, 1 de julho de 2011

Cortina de Fumaça




Em 2009 foi lançada durante o Festival Internacional de Cinema do Rio a produção independente “Cortina de Fumaça”, escrita, produzida e dirigida pelo jornalista Rodrigo Mac Niven. Tendo como objetivo abrir um debate sobre a política anti-drogas adota no Brasil.
O documentário foi construído através de trinta e quatro depoimentos nacionais e internacionais obtidos durante a realização de uma vasta investigação sobre o assunto por Rodrigo. Visitando feiras, congressos, hospitais e prisões, entre outros lugares ele teve a oportunidade de entrevistar pessoas de varias profissões diferentes, indispensáveis para a credibilidade de sua obra. Essas pessoas são neurocientistas, psiquiatras, pesquisadores, juízes, advogados, policiais, políticos e outros mais. Estando entre elas o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso e o filósofo espanhol autor do tratado “Historia General de Las Drogas”.

“Cortina de Fumaça”, embora não seja a intenção de seu autor parecer tendencioso, faz com que as pessoas que o assiste passem a ter uma visão menos negativa sobre o uso de drogas. Durante os depoimentos dos entrevistados é passado aos espectadores informações muito relevantes sobre as drogas, especialmente da Cannabis (maconha). Entre os temas abordados estão o uso, a proibição, as possibilidades de utilização e controle, desconhecidas por muitos, dando também exemplos de outros países.
Uma dessas informações é sobre quais circunstâncias o consumo da maconha começa a ser proibido. O documentário mostra como essa proibição ocorre devido ao uso de argumentos falhos, que utilizavam pesquisas que enfatizavam o lado negativo do seu uso. Descrevendo o trajeto da proibição da Cannabis desde os anos sessenta, quando o seu consumo era grande, passando pela repressão até chegar a proibição pela ONU.

Para Rodrigo Mac Niven o grande problema está na falta de informação por grande parte da população sobre o tema, fazendo com que se tornem mais vulneráveis a todo tipo de informação pejorativa. O que enfraquece o debate e deixa a sociedade ainda mais distante de conseguir solucionar os problemas relacionados às drogas.
“Cortina de Fumaça” é um documentário que surge para desconstruir “verdades”, quebrando preconceitos e gerando uma discussão benéfica á sociedade. Quem o assiste se surpreende consigo mesmo.

Nenhum comentário: