terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Arquitetura e Segurança... Máxima

Atualmente, alguns dos assuntos que preocupam muitas pessoas ao redor do globo são aqueles relativos à violência, ao terrorismo e à ameaça de uma guerra nuclear. Pensando nisso, na verdade preocupado com isso, um excêntrico cliente solicitou aos arquitetos da conceituada KWK Promes uma casa que possibilitasse segurança máxima independente da situação e com apenas um toque de botão.
"Fechada"
Assinada pelo arquiteto ​​Robert Konieczny, a "Safe House" foi edificada, paradoxalmente, em uma pequeno e calmo vilarejo de  Varsóvia , Polônia, em uma área de 2.500 m2. Entre projeto e execução demorou-se 5 anos (2004-2009).

"Aberta"
Na "Safe House" a forma segue a função. Quando a casa está fechada, ela torna-se um cuboide e a zona de segurança é delimitada pelo delinear da casa. Quando está aberta (mas, não muito receptiva), as paredes móveis deslizam-se, delimitando o jardim que a circunda. Mesma a casa estando aberta, após entrar pelos portões tem-se que esperar em uma "Zona Segura", até que os proprietários julguem que você não é uma ameaça para a segurança da família e lhe conceda a permissão para entrar.
Aberta ou fechada  com um toque de botão
Safe House / KWK Promes © KWK Promes
"Zona Segura"
A "Safe House" dialoga diretamente com as tendências HighTech, uma vez que para sua concretização foram usados complexos sistemas tecnológicos para moverem as enormes paredes e janelas de concreto e a ponte levadiça. Além disso, possui um sistema inteligente de aquecimento que permite acumular ou dissipar calor dependendo da necessidade (inverno ou verão) e um sistema híbrido de energias renováveis (solar e à gás). 

Safe House / KWK Promes © KWK Promes
Ponte levadiça
Safe House / KWK Promes © KWK Promes
Porta de concreto
Safe House / KWK Promes © KWK Promes
Janelas de concreto
Em contraste com a estética monolítica externa, o design interno, assinado por  Magdalena Radalowicz, concede à  "Safe House" características  relativas ao conforto, à leveza e à transparência. 
Safe House / KWK Promes © KWK Promes
Safe House / KWK Promes © KWK Promes
Safe House / KWK Promes © KWK Promes

A "Safe House" pode apresentar soluções para questões relativas à segurança, mas não é, e não deve ser, a solução final e definitiva para tal problema urbano. A KWK Promes ao dizer que " ... there is no risk of children escaping to the street area in an uncontrolled way while playing in the garden." e "As a result, the building is perfectly insulated when closed." transforma a "Safe House" em uma prisão, ao invés de um lar seguro.


Daniel Gomes


Via:  KWK Promes

Nenhum comentário: