A Casa Fiat de Cultura apresenta entre 21 de setembro à 18 de dezembro de 2011 a exposição Roma – A vida e os Imperadores. São 370 obras de arte originais, nunca vistas antes no Brasil, vindas de seis instituições italianas: Museu Arqueológico Nacional de Florença, Museu Nacional Romano, Museu Nacional de Nápoles, Antiquário de Pompéia, Museu Arqueológico de Fiesole e a Galleria degli Uffizi.
Fazem parte desta relíquia: esculturas, mosaicos, jóias, cerâmicas, pinturas, adornos, vestimentas e objetos do dia-a-dia que remontam à história da vida dos Imperadores e do povo de Roma. As peças foram selecionadas cuidadosamente para recontar a trajetória do Império Romano e seus grandes líderes, usando elementos e símbolos da arte, arquitetura, cerimônias de poder, vida cotidiana e conquistas.
A variedade de peças enriquece a exposição e permite ao visitante explorar diversos temas relacionados a Roma, como por exemplo: vida social, família, religião, costumes, hábitos, escravidão, poder, entre outros.
Esta mostra cultural permite entender, através da arte, como a sociedade imperial se constituiu a partir de seus imperadores, formação social, cultural e também de uma série de conflitos.
A exposição é dividida em quatro núcleos:
I) Entre César e Augusto: o nascimento do Império
II) Nero
III) O apogeu do Império
IV) Um Império multicultural
Como destaque entre as obras de arte pode-se citar: as estátuas de Júpter (Deus do dia), Lívia (esposa de Augusto), Deusa Ísis, Cabeça Colossal de Júlio César em mármore, máscaras teatrais, escultura de Calígula, Armadura de Gladiador, desenhos do Coliseu e o Busto do filósofo Marco Túlio Cícero.
A Casa Fiat de Cultura é situada na Rua Jornalista Djalma de Andrade, n° 1250, Nova Lima – MG. É aberta ao público de terça a sexta, das 10h ás 21h, aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h.
Para obter mais informações:
Telefone: (31) 3289-8900
Nenhum comentário:
Postar um comentário