terça-feira, 30 de agosto de 2011

As Igrejas de Oscar Niemeyer


A poucos meses de completar 104 anos, um dos mais famosos arquitetos modernistas, Oscar Niemeyer continua nos surpreendendo.

Na última terça-feira (23/08/2011) Niemeyer recebeu convidados na galeria da filha Anna Maria Niemeyer (Shopping da Gávea), para o lançamento de seu novo livro, “As Igrejas de Oscar Niemeyer”.

O livro conta com 16 dos seus projetos de capelas, igrejas e catedrais – inclusive alguns projetos não executados. Entre fotos e desenhos inconfundíveis, o arquiteto proporciona uma apreciação mais profunda de obras já conhecidas como a Catedral de Brasília, a Capela da Alvorada, entre outros. Niemeyer ainda emociona contando parte de sua infância e comenta o fato de ter aceitado projetar igrejas mesmo sendo ateu.

Podemos dizer que Belo Horizonte é uma cidade privilegiada pela arte de Niemeyer. Além das muitas obras espalhadas por toda a capital, duas das igrejas presentes no livro do arquiteto são de BH, a Igreja da Pampulha e a Catedral Metropolitana Cristo Rei – Santuário da Divina Misericórdia.

A Igreja da Pampulha já é muito conhecida e se tornou cartão postal da cidade. Construída em homenagem á São Francisco de Assis, foi inaugurada em 1943 e foi o último prédio do Conjunto Arquitetônico da Pampulha – composto pela Casa do Baile, o Iate Clube e o Museu de Arte da Pampulha, antigo Cassino. A igreja se tornou referência por ter sido inovadora em sua forma ousada e pelo uso do concreto armado como estrutura, porém as missas em seu interior foram proibidas até o ano de 1957, quando foi finalmente consagrada.

Já a Catedral Metropolitana é a capa do livro por ser seu projeto mais recente. É de certa forma, uma reconciliação da Igreja Católica com Niemeyer, pois foi projetada a pedido da mesma. O projeto prevê que a Catedral será construída próxima à Cidade administrativa (também projetada por Niemeyer) e deve custar cerca de R$90 milhões, com previsão de finalização até 2014. A Catedral é um antigo sonho da Arquidiocese de Belo Horizonte que finalmente será consolidado.

O livro de 56 páginas, da Editora Novos Caminhos, chegará às livrarias em breve pelo preço médio de R$150.

Nenhum comentário: