terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Copa do Mundo é Nossa!

A Copa de 2014 tem deixado muitos fãs de futebol felizes, mas ao mesmo tempo, tem deixado os anfitriões das “cidades-sede” preocupados com a infra-estrutura que essas cidades oferecem ao evento. Ou até mesmo a falta dela. Por causa disso, surgiu o interesse em saber quais seriam as mudanças que estão programadas para a capital mineira.

TRANSPORTES

Ao chegar a Belo Horizonte senti falta de uma maior rede de transporte público, não só ônibus como trens e metrô. E por sentir falta, fui pesquisar melhor sobre isso. O que encontrei como melhoria nesse aspecto é um sistema que será implantado por decorrência da Copa, tendo uma previsão de que até 2012 já esteja operando, e chama-se BRT. O BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por ônibus) é o sistema de transporte por ônibus, de alta capacidade e qualidade que operada de forma semelhante ao metrô, capaz de atender os usuários com rapidez e conforto. É uma combinação de infraestrutura viária, veículos, operação, sistemas de controle e informação ao usuário, para oferecer ao cidadão um serviço de transporte público de qualidade.

Atualmente um sistema de transporte público que vem sendo implantado, com sucesso, em todo o mundo: Bogotá (Transmilênio), Santiago (Transantiago), México (Metrobus), Johanesburgo (Reya Vaia), em várias cidades da China, inclusive Pequim, Europa, Estados Unidos e Canadá.
A estimativa do orçamento ficou em torno de 1 bilhão de reais.


HOTEIS

5 Estrelas no Centro da Cidade

Chamado de “maior elefante branco de Belo Horizonte”, o arranha-céu (inacabado) de 32 andares que começou a ser erguido, no início da década de 80 na esquina da Rua Rio de Janeiro com Avenida do Contorno, será transformado num luxuoso hotel. O prédio receberá cerca de 220 milhões de reais para ser reformado e conseguir ser inaugurado em julho de 2012 com o nome de Ramada Plaza Boulevard.
O hotel terá 336 apartamentos e vai gerar 370 empregos diretos. Este é o maior investimento, previsto, para os próximos três anos no Brasil, pelo grupo norte-americanoWyndham, dono da marca Ramada e líder mundial do setor em número de hotéis.


Na Praça da Liberdade

O hotel localizado na praça mais famosa de Belo Horizonte promete ser um marco no ramo

hoteleiro da cidade. Além de garantir um novo padrão de serviços de alto nível e serviços e

atrativos diferenciados. E entre esses atrativos, a arquitetura do prédio (antigo prédio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais – Ipsemg), mais ainda, ela se integrará ao circuito turístico e cultural da praça.



CENTRO DE CONVENÇÕES

Praça da Estação

A Prefeitura de Belo Horizonte, apresentou o projeto para um novo local de eventos na capital. O espaço é de 6,9 mil metros quadrados e está localizado entre a Praça da Estação e o Viaduto da Floresta. O centro de convenções será o primeiro equipamento público, dessa natureza, com capacidade para receber até 20 mil pessoas.
O projeto desse centro aproveita a paisagem urbana e a valoriza, por meio da Praça da Estação, dentro da proposta de tratamento urbanístico do Boulevard Arrudas (
fechamento do canal do Ribeirão Arrudas, onde aconteceu uma revitalização da área através de intervenções urbanísticas). O investimento previsto é de 10 milhões de reais e o prazo de execução da obra varia de 12 a 18 meses.

Ao Lado do Minas Shopping

O Mundial de 2014 não tem apenas o futebol como foco, como pudemos observar. E, com o projeto desse centro de convenções, o ramo do turismo internacional de negócios também será evidenciado.





A NOVA CATEDRAL DE BH

A nova catedral da capital mineira (ainda apenas no projeto), batizada de Cristo Rei, já nasce com a ideia de substituir a Catedral da Nossa Senhora da Boa Viagem. Será construída em frente à Estação BHBus/Metrô Vilarinho, na Avenida Cristiano Machado.

O arcebispo afirma que não quer construir apenas um monumento branco, mas dar sentido genuíno à palavra catedral, transformá-la em um lugar além de um centro de espiritualidade, da mística, das celebrações e confraternização, quer transforma-la em um polo de educação e cultura. Ele fala das linhas da Catedral como o maior de todos os mistérios de Deus: a encarnação do verbo. “Deus, por amor, assume a condição humana. São duas colunas arredondadas, uma delas gentil e generosamente se inclina sobre o conjunto, sustentando-o, erguida com leveza sublime do chão.” Outra visão seria de mãos postas, como sinal de prece.

A construção de 40 mil metros quadrados possui na base de todos os monumentos uma praça para receber de 15 mil a 20 mil pessoas.


O GIGANTE DA PAMPULHA - MINEIRÃO

A atração é o Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, que está passando por modificações para conseguir atender a lista de exigências feita pela Fifa. Além das reformas no próprio estádio, são necessárias obras para melhoria de acesso a ele, ampliar o sistema de segurança e as condições de visibilidade do gramado, modernizar vestiários, banheiros, assentos, estacionamentos e áreas comuns de circulação, aumentar a qualidade de serviços, entre outras.

O projeto do novo estádio com cerca de 70 mil metros quadrados, tem o propósito de ser um convite à prática de esportes, ao lazer e às atividades culturais. O estádio será integrado ao acervo da Pampulha, cartão postal e patrimônio histórico de Belo Horizonte.
Dentre as mudanças estão presentes alternativas para a utilização de recursos naturais. Um dos exemplos é a reutilização da água da chuva. O projeto prevê a implantação de um sistema de captação de água de chuva com a capacidade de armazenamento de 6.270.000 litros.
Outro bom exemplo é a produção de energia por meio de células fotovoltaicas. Essas células transformam energia luminosa, proveniente do Sol ou de outra fonte de luz, em energia elétrica.
A geração de energia, que depende da luz solar, que será equivalente à alimentação de 700 residências.


Diante do exposto fica claro que Belo Horizonte, bem como as outras cidades-sedes, irá sofrer diversas mudanças nesses próximos três anos, o que nos resta é saber como ficaremos pós-Copa e se todo esse investimento ainda será aplicado pelo resto do país.

Nenhum comentário: