quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Interdisciplinaridade na produção arquitetônica





Toda Produção Arquitetônica deve atender as prioridades, e promover o bem estar do usuário por meio da organização do espaço e adequação à sua finalidade, entretanto, isso não seria possível sem que houvesse uma interferência direta na realidade. Nesse contexto, é importante ressaltar a colaboração de outros estudos que permitam a compreensão de ambientes específicos e o conhecimento das relações ambiente x usuário.

A partir dessa concepção, Takaharu Tezuka desenvolveu um projeto inovador para a escola Fuji kindergarten, onde a articulação dos conhecimentos inerentes à arquitetura e a pedagogia promoveram a maximização das relações entre os alunos e o ambiente.

Consolidando o compromisso entre arquitetura, usuário e meio ambiente, o projeto propõe diretrizes inovadores para a concepção de edifício escolar, além de demonstrar uma postura diferente da usualmente assumida por educadores e arquitetos diante da concepção desse espaço.

Construída em 2007 na cidade de Tókio, a edificação oval permite que toda sua estrutura seja, intencionalmente, usada como brinquedo, colaborando para o desenvolvimento das crianças.




Três árvores já existentes no terreno foram incorporadas ao projeto e hoje são usadas para escaladas que levam os alunos à cobertura, que também é usada como área de lazer e dispõe de todo o aparato necessário para a segurança.






A altura escolhida para o pé direito do edifício, foi baseada na escala de uma criança, e as portas de correr usadas em todo o perímetro (interno e externo) permite a total abertura, para ambos os lados, além de favorecer a entrada de luz natural, já que todas as portas são de vidro.



No interior da edificação não existem paredes. há uma integração total e a demarcação dos espaços é feita com o mobiliário que pode, em qualquer tempo, ser removido pelos alunos, permitindo a configuração de novos ambientes.




A escola Fuji Kindergarten representa a importância da reflexão sobre a associação entre a arquitetura e outras áreas do conhecimento que possam contribuir para a interação entre usuários, arquitetura e meio ambiente, promovendo a fusão entre funcionalidade e qualidade do espaço.

Diante dessa perspectiva, torna-se importante a adoção de uma abordagem interdisciplinar que estabeleça um planejamento participativo e favoreça a qualidade e o uso do espaço, e consequentemente a valorização da arquitetura.



Fontes:













Nenhum comentário: