terça-feira, 30 de agosto de 2011

Movimento Pendular na Metrópole Mineira

Percepção do Movimento pendular em BH
(#"curinga")(# "transporte")



                    Caros colegas e visitantes do Blog, confesso, após experimentar outra área do saber, tenho observado a cidade onde moro de uma forma mais crítica.
                    A seletividade do mercado imobiliário tem levado a população para fora de Belo Horizonte. A alta nos preços dos imóveis torna inviável e inacessível a moradia na capital para muitos indivíduos de baixa renda. Nesse contexto, aumenta a população das cidades vizinhas à metrópole mineira, intensificando o movimento pendular nessa região, onde as oportunidades de trabalho continuam mais atrativas. O mercado de trabalho é o principal motivo de deslocamento para a capital, dentre outros estão o acesso ao comércio, educação e saúde. A maioria dessas pessoas utilizam o transporte público para fazerem tal percurso.
                  Como exemplo dessa dinâmica, fui até Juatuba, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, e observei as características do percurso feito por trabalhadores que dependem do transporte público. O vídeo é bem simples, mas espero que ele desperte em vocês maior curiosidade sobre diversos assuntos relacionados a urbanização e a segregação socioespacial.

Referências Bibliográficas

-CAMARGOS, Elisângela Oliveira, et al. Quem entra e quem sai de Belo Horizonte – Uma análise das características dos trabalhadores que realizam o movimento pendular na Região Metropolitana de Belo Horizonte: UFMG. Disponível em www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/outros/.../SCII-1.pdf
-FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. Pesquisa Origem e Destino 2001/2002.

-Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em http://www.wikipedia.org/

Nenhum comentário: