quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Será um futuro próximo?

A evolução tecnológica facilitou nossa vida em vários aspectos, seja em casa, no trabalho, no lazer, nos estudos e tantos outros. Não precisamos voltar muito no tempo para perceber essa evolução, basta refletirmos sobre a última década, poucos imaginavam que a internet se tornaria um instrumento de primeira necessidade e está aí a prova, hoje não conseguimos imaginar nossa vida sem ela.


Você já parou para imaginar como será nossa vida daqui alguns anos? Que tipo de tecnologia mudará nossa rotina, nossos hábitos? Que materiais irão modernizar nossas casas e nossas cidades?


O vídeo a seguir foi elaborado pela Corning Incorporated, uma empresa americana líder mundial na fabricação de componentes em vidro e cerâmica, utilizados em pesquisas científicas e na produção de equipamentos tecnológicos avançados. Ela mostra qual a sua visão de como será a interação entre a humanidade e os aparelhos eletrônicos, com a ajuda, obviamente, dos dispositivos que se utilizam da marca.


O vídeo se chama “A Day Made of Glass” e mostra a rotina das pessoas em um futuro ainda não definido, mas que talvez esteja mais próximo do que se imagina. O foco está na funcionalidade, uma vez que os dispositivos devem se integrar perfeitamente com o cotidiano das pessoas, em casa, no trabalho e no lazer.


É interessante notar que, de acordo com a empresa, os dispositivos touchscreens serão parte integrante da vida não apenas em computadores, celulares e TV’s, mas também em espelhos, janelas, fogões, outdoors e muito mais.

Basta tocar na tela da TV e é possível ver como está o trânsito, tocar no espelho do banheiro enquanto escova os dentes e ler os e-mails recebidos, tocar em um painel da rodoviária e escolher o destino, colocar o celular sobre a mesa e alternar a mídia de transmissão.




A partir do vídeo cabe a nós, arquitetos, desenvolver um pensamento crítico sobre a utilização da tecnologia para a arquitetura, desde o projeto de uma casa até as questões que envolvem o urbanismo. Assim como no filme de Jacques Tati “Meu Tio”, até que ponto a tecnologia facilita a vida das pessoas? Por outro lado, quais as conseqüências dessa modernidade?

Nenhum comentário: