quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Liberte sua mente!

Existe uma tendência atual da elite intelectual brasileira à tendencionar-se às atitudes vanguardistas, incomuns e de cunho cultural, em suma, a maioria dos seres inteligentes, se julgam modernos. Então questiono-me, o que é ser moderno e culto de fato? Ser moderno atualmente é tão comum que já chega a ser ultrapassado, afinal, se todos são diferentes, o que há de diferente nisto.
Ser moderno remete-se a não ser comercial, buscar o que é produtivo e tem acréscimo intelectual, porém, esta busca é tão específica que a especilização de um determinado assunto te faz ficar alheio a todos os outros. Em consequência, alienado.Heis a contradição, então porque não alienar-se de uma vez, porém, de forma consciente? O fútil não pode ser engraçado, e assim fazer com que você liberte-se de problemas diários? E por que a música considerada boa é aquela que possui raizes de um determinado povo, ou local? O Funk carioca transborda de raizes, relata o cotidiano, o drama, as dificuldades, as alegrias e tudo aquilo que acontece nos "morros" brasileiros. Assim sendo, o Funk soa uma música feita por infelizes? Não para mim. Se cultura é aquilo que preserva hábitos e tradições, então por que o Funk carioca é tão inculto? A MPB, a Bossa Nova, essa sim é a música "boa" ? Viver as custas de movimentos que não nos representam mais, é o seu lado intelectual? Ok, seu direito, viva de tropicália enquanto o seu governo democrata, com o qual sua canção defende, te furta diariamente. Ser moderno é tão contraditório, este meio vanguardista só enxerga o que é considerado culto, ou o que foi estabelecido culto. As mentes estão fechadas, e o julgamento de superioridade, permanece existindo.Aceita mais um exemplo? Wanessa Camargo, sabe quem é? Aqueeela, bem brega, a filha do Zezé de Camargo. Totalmente inaceitável não é? Não, não é, isto foi definido em nosso meio. Até por que onde ela permaneceu por dois meses seguidos com o álbum mais vendido na Espanha, Portugal e Alemanha, ganhou destaque e foi considerada a compositora da melhor musica ("Stuck on Repeat") POP do ano de 2010. Se eu considerei isto? Longe de mim, ninguém mais ninguém menos que O crítico do New York Post de domingo o fez. Ah! Mas aí é a mídia comercial, não vale. E o crítico do New York post, é comercial para você? Contextualizando, ele quem fez com que a popularidade de Bill Clinton se reduzisse à metade em menos de um trimestre enquanto este era presidente.
Não se prenda à convenções, crie seu conceito, não faça parte de um movimento, faça o seu. Não seja superior, seja feliz, liberte-se, a futilidade está a um passo de distância.









Paris Hilton Valeska Popozuda Wanessa Camargo


"Taí". Um bom exemplo de cultura para mim.


Daniel Costa #REF

Nenhum comentário: