domingo, 28 de agosto de 2011

TATUAGENS URBANAS


Sempre que passo, mesmo que apressadamente sobre uma calçada portuguesa, não deixo de notar quando há uma diferença no padrão do desenho, como se alguém tivesse tentado restaurar a arte e não tivesse conseguido chegar aos pés do original. Ficava tentando entender como era possível que alguém estragasse o trabalho (mesmo que por motivo de força maior - alguma manutenção na rede de esgoto, por exemplo) e não conseguisse fazer voltar ao estado anterior. Essa exposição mostra as origens desses "tapetes de pedra". Mostra também que essa arte não é tão simples quanto parece. Ela te convida a uma experiência interessante. Interage com você desde a aplicação de carimbos na entrada, cópias de alguns dos tapetes presentes mundo afora, até a possibilidade de sua própria criação de um mosaico em uma mesa fotossensível.



Esta exposição é uma ideia há tempos acalentada por um grupo de pesquisadores, curadores e educadores, cuja realização se torna uma realidade. É uma exposição histórica, que traça uma linha percorrida dentro da evolução histórico-social das calçadas portuguesas, suas origens, caminhos e sua chegada ao Brasil e outros países. Permitirá a cada visitante conhecer um pouco sobre essa arte, os mosaicos, afinidades e influência pelo mundo. Ela toma como ponto de referência uma longa pesquisa que resultou na edição do livro "Tapetes de Pedra", que resgata a trajetória da arte de pavimentar vias públicas com pedras que formam desenhos. Segundo informações do Museu, a Biblioteca da Escola de Arquitetura possui exemplar desse livro, que tem ótimas fotos e textos sobre essa arte. Vale a pena dar uma olhada.



NO CAMINHO DAS PEDRAS
Remonta aos séculos passados a arte de pavimentar espaços públicos com belos trabalhos de pedra. Já nas cavernas habitadas por nossos ancestrais é possível identificar vestígios desta peculiar manifestação artística que, com o passar dos anos foi evoluindo, ganhando requinte e sofisticação.
Durante o Império Romano, essa arte foi largamente utilizada tanto no interior de palácios e residências senhoriais, quanto na pavimentação de vias de longo alcance, estratégicos para expansão e consolidação do Império.


Com a posterior influência árabe na península ibérica, a arte dos "tapetes de pedra" alcançou novos patamares, incorporando múltiplas dimensões cromáticas que contribuíram para a criação de modelos e padrões ornamentais diferenciados.
Assim, os conquistadores portugueses que partiam do Tejo em busca de novos mundos deixaram tatuados magníficos exemplares desses desenhos nas calçadas de cidades onde se estabeleceram.



BRASIL
Pode-se percorrer o país de ponta a ponta sempre encontrando os mais variados padrões de mosaicos decorando chãos por tantos anos de tradição. Com a sua incorporação aos projetos desenvolvidos pelos arquitetos modernistas brasileiros, a partir do final da década de 1930, a pedra portuguesa ganhou admirável alento. Palácio Gustavo Capanema (1938) e o Calçadão de Copacabana (1970) no Rio de Janeiro, a Praça dos Três Poderes em Brasília (1960), a Praça Rui Barbosa, Pampulha, a Praça Raul Soares e a ponte que conduz à Casa do Baile, em Belo Horizonte, Museu do Ipiranga em São Paulo e outros espaços públicos das cidades de Fortaleza, Recife e Salvador. A atualidade da velha técnica foi claramente confirmada e avaliada pela beleza dos padrões compositivos desenhados pelo paisagista Burle Marx e seus seguidores.

A exposição se encontra no Museu de Artes e Ofícios, e seu horário de funcionamento é:
terças e sextas, de 12 às 19 horas
quartas e quintas, de 12 às 21 horas
sábados, domingos e feriados, de 11 às 17 horas.

Nenhum comentário: