segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Música para Dormir?


Assim como na adaptação do romance de Letícia Wierzchowski para a minissérie “A Casa das 7 Mulheres” e na cidade pequena, cuja mora a dona Joana e suas cinco filhas, ambas as situações nos apresentam histórias nas quais mulheres que são da mesma família encantam todos a sua volta com seus feitos notáveis.

Por estar a falar em fenômenos diferenciados, apresento a Francisca Aquino e suas talentosas filhas (Josira, Janaína, Cecília e Luiza). Elas são formadas em música, porém cada uma apresenta destreza em um instrumento específico. A propensão em assimilar bem as nuanças da música, presente da genética dos pais, foi lapidada por escolas renomadas em Brasília, Moscou, Suíça e Estados Unidos. O resultado de tudo isso foi um domínio técnico adquirido separadamente, cujo agora é transformado em belos espetáculos, sonhos, encanto, paixão e entre outros adjetivos...

No dia 21 de agosto, tive o prazer de assistir uma performance da senhorita Francisca e suas filhas. Não tenho costume de ouvir música erudita, porém, colocando abaixo o preconceito que é música para dormir, afirmo que é uma sensação única e fabulosa. Este espetáculo foi um projeto feito no Museu de Arte da Pampulha intitulado “Diá logos Musicais”.

Neste programa “Mãe e Filhas”, o concerto iniciou com composições dos famosos Johann Sebastian Bach e Franz Schubert. Um momento em que as filhas mostraram seu talento, porém com uma ressalva. Uma delas que reside na Suíça, devido o fuso horário dos poucos dias que chegara ao Brasil, confessou que não estava em sua perfeita forma e pediu desculpas a todos, mas parece que foi imperceptível mediante toda a suavidade de sua voz. Prosseguindo com a evolução do concerto, após música clássicas de Bach e Franz, arranjos e composições da matriarca Francisca entraram pela impecável cúpula acústica da salão do museu e presenteou o ouvido de todos os espectadores. Na terceira parte, “Arranjos de m pb”, músicas como “Passarim e Chovendo na Roseira” ,executados de uma maneira refinada, arrancaram aplausos de pé e encerraram a bela manhã de domingo.

Termino esta postagem com preciosos conselhos. Primeiro, música erudita é boa e vale a pena ir assitir um concerto. Segundo, se algum dia ver os nomes de Francisca Aquino, Josira Salles, Janaína Salles, Cecília Salles e Luiza Salles, não tenha êxito de ir e aproveitar.






A primeira vez que todas tocam juntas. A matriarca Francisca agradece com voz trêmula e emocionada.

Nenhum comentário: