terça-feira, 30 de agosto de 2011

The Yellow Treehouse Restaurant


 Não sei se é com todas as pessoas, mas eu sempre quis ter uma casa na árvore. Parece tola a idéia, mas é totalmente de um ponto de vista revolucionário e fora dos padrões, diria até que um tanto aventureira. Mas o ato em si, é um tanto quanto difícil de executar, talvez por falta de espaço, talvez por falta de recurso, talvez por falta de idéias inusitadas bem implantadas.
 Idéia que surge das “Páginas Amarelas” (Yellow Pages) da Nova Zelândia em 2009. E com o desafio de projetar um restaurante em uma árvore os arquitetos da Pacific Environments Architects Ltd. (PEL) desenvolvem um projeto arquitetônico impressionante de uma estrutura em forma de Crisálida, ou cebola, ou até mesmo um dente de alho, fixado a 10 metros do chão (logo abaixo da copa) ao entorno de uma Sequóia (RedWood). Localizado no norte de Auckland da Nova Zelândia.
 O restaurante é todo feito de madeira reflorestada não só utilizando a RedWood local, mas também Pinho de culturas sustentáveis e Álamo. Faz também amplo uso de iluminação natural.
Tem-se acesso à Treehouse por meio de uma rampa de 60 metros de comprimento que leva até a copa. O espaço de 10 metros de largura por 12 metros de altura é residido por 30 assentos do restaurante, podendo acomodar até 50 pessoas em pé, já a cozinha e os sanitários ficam no nível do chão.
 O restaurante foi projetado para resistir às condições do tempo, utilizando assim folhas finas de acrílico transparente para proteger a estrutura, sem agredir a paisagem ao redor (o restaurante tem uma vista panorâmica de todo o vale) e muito menos perder seu encanto sobre o público.



 Esse é The Yellow Treehouse Restaurant, um sonho tirado da imaginação infantil de contos de fadas, onde cada um tinha a sua própria casa na árvore e tornando-se um projeto ecologicamente bem implantado aberto a qualquer pessoa que tenha vontade de desfrutar desse local.

 Vale ressaltar que o restaurante foi parte de uma campanha publicitária e na conclusão da campanha, a propriedade Treehouse passa para o proprietário. E hoje eles estão em processo de obtenção de consentimento de recurso, para poder utiliza o local em eventos privados e não mais como restaurante.  Ou seja, voltemos a “casa na árvore perfeita” dos nossos sonhos de infância.



                                                                                              David Narvaez Meireles:.


Fontes:
http://archen.mr926.me/tag/new-zealand/page/5/

http://sarapypen.wordpress.com/2009/06/25/case-study-yellow-treehouse/

http://www.yellowtreehouse.co.nz/

Nenhum comentário: