terça-feira, 30 de agosto de 2011

Catedral ou escultura?















“A Catedral Cristo Rei muito me encanta. É especial. Tenho grande satisfação e realização por esse projeto...”. É o que diz Oscar Niemeyer sobre seu mais novo projeto, a Catedral Cristo Rei, que será construída no bairro Juliana, em frente à estação Vilarinho, em Belo Horizonte. “A Catedral Cristo Rei é a última que faço. Tem tudo o que um arquiteto pode querer: aspectos relacionados à estrutura, luz, contraste da forma e da natureza.” Completa o arquiteto nessa entrevista concedida ao jornal Estado de Minas, em junho de 2011.
Com capacidade para cinco mil pessoas sentadas, podendo comportar até vinte mil fiéis, a Catedral, que mais parece uma escultura, terá quarenta mil metros quadrados de área construída. Haverá um campanário de 40 metros de altura e sete sinos, uma cruz de vinte metros e duas colunas de cem metros, tudo em concreto armado na cor branca. A obra está prevista para terminar em 2014.
Há várias interpretações para o formato da Catedral, entre elas: as colunas formam mãos postas em sinal de oração, ou a semelhança com um barco a vela, que levará os fiéis para um caminho de paz. Mas, o importante mesmo é perceber a grandiosidade do projeto, cujo orçamento é em torno de R$100 milhões de reais, não somente pelo valor material, mas também pela harmonia nas formas, o que, mais uma vez, coloca Belo Horizonte em lugar de destaque no cenário arquitetônico mundial.

Nenhum comentário: