terça-feira, 30 de agosto de 2011

Um pedacinho ''quase esquecido'' de muita cultura e história



Um verdadeiro banho de história e conhecimento! Assim pode ser definido um passeio a Colônia Del Sacramento , cidadezinha uruguaia localizada a 50 km de Buenos Aires, capital da Argentina e a 180 km de Montevideo. Pouco conhecida pelos brasileiros esta é uma das mais significativas cidades desse nosso pequeno vizinho, apesar de seu território ser pouco extenso. E, ao visitar e ter a oportunidade de conhecer esse encantador lugar tive a certeza de que é extremamente restrito o nosso conhecimentos sobre a história de outras cidades da América Latina. Fundada por Dom Manuel Lobo em 1680, Colônia nasceu com o objetivo de ser entreposto comercial, permitindo a expansão dos negócios portugueses e consequentemente dos brasileiros na região do Rio da Prata ( uma ideia extremamente ousada e inteligente, levando em consideração a posição privilegiada que o território tem banhado pelo rio que divide o Uruguai da Argentina). No entanto, quase 100 anos (e muitas brigas) depois, ela passaria para a mão dos espanhóis, que já dominavam a colonização naquela área. E essa história de mais de um século de lutas e tomadas de poder permanece viva no centro histórico de Colônia até os dias de hoje.




Além de ser a cidade mais antiga do país, fundada em meados do século dezessete, Colônia abriga em suas ruas muitos traços da arquitetura colonial, herança de muitas batalhas entre portugueses e espanhóis, que almejavam o domínio daquela área. Com ruas estreitas de pedra , iluminadas por antigos lampiões (conhecidos como faróis), casas cobertas com telhas de barro e decoradas com tradicionais azulejos lusitanos, que testemunham uma história de mais de 300 anos, Colônia Del Sacramento é um lugar muito agradável ( estagnado no tempo pela presença fortíssima de elementos que remetem ao período colonial) e com arquitetura semelhante a cidade brasileira deParaty. E, apesar de ter sido palco de vários conflitos entre portugueses e espanhóis (que causaram um certo impacto no aspecto visual da cidade), as ruínas que rodeiam todo o centro histórico ainda nos dias atuaispermanecem extremamente bem conservadas, já que em 1995 esse pedaço pouco conhecido do Uruguai foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

RUÍNAS DE UM ANTIGO FORTE LOCALIZADO AO REDOR DA PLAZA CENTRAL.
MURO CONSTRUÍDO PELOS PORTUGUESES PARA TENTAR DETER AS TENTATIVAS DE ATAQUE DOS ESPANHÓIS, NA ENTRADA DA PRINCIPAL DA CIDADE, A PARTE HISTÓRICA.
VESTÍGIOS DE UMA ARQUITETURA COLONIAL, MUITO NÍTIDOS NA PRAÇA CENTRAL DA CIDADE.

As batalhas que marcam o passado do local ainda hoje podem ser identificadas ao se lançar um olhar panorâmico pela cidade. A população é uma mistura de brasileiros, argentinos, portugueses e espanhóis (os últimos em considerável maioria) ,quase em sua totalidade com traços europeus muito fortes em sua fisionomia. Colônia Del Sacramento é uma visita imperdível para os que desejam um pouco mais de conhecimento sobre a história do Uruguai, e mesmo para aqueles que não se interessem muito ainda é imprescindível passar uma tarde caminhando a esmo pelas ruas estreitas e aconchegantes de Colônia, visitando algum de seus museus (são sete que se revezam para abrir ao longo de TODOS os dias da semana) , ou mesmo curtindo o visual maravilhoso em algum bar ou restaurante do litoral da cidade que é banhada pelo Rio Prata.



Tabela em inglês com o histórico de ocupação da região, desde a sua fundação , há mais de trezentos anos, até os dias atuais , quando seu território faz parte do Uruguai.

Colônia é um bom exemplo do quão importante é a preservação e a restauração de construções e peças que nos remetem a um banho de cultura dos antepassados. A questão é ''Quando autoridades responsáveis brasileiras passarão a dar a importância necessária a preservação de nossas cidades históricas?'' Porque muito mais do que atrativos turísticos elas são parte da nossa história!

Nenhum comentário: