terça-feira, 30 de agosto de 2011

Capela de Nossa Senhora da Soledade















Capela de Nossa Senhora da Soledade


Fig.1 - Vista frontal da capela


A Capela de Nossa Senhora da Soledade é um templo rural, referência histórica da cidade e estrategicamente instalada ao lado do “Caminho dos Currais” (denominação da rota no Séc. XVII).



Fig.2 - Caminho dos Currais


Está numa região de grande contato com a natureza, e em um ponto com visão panorâmica dos arredores metropolitanos por estar no alto de um monte com pouco mais de 1100m de altitude, denominado morro da Soledade.


Fig.3 - A capela no alto do monte Soledade

Fig. 4- Vista da cidade de Belo Horizonte


Fig. 5- Vista regional com a cidade de Belo Horizonte ao fundo


Esta capela possui uma beleza e um equilíbrio singular entre a simplicidade e a fé. Uma grande sensação de paz e bem estar nos envolve ao adentrarmos seu espaço.


Fig.6 - Por do sol, visto da entrada principal da capela



Nota-se uma leve e brisa, de forma constante, em direções diferentes, conforme o ponto ao redor externo da capela você está.


Fig.7 – Eu, em uma de minhas incursões à Soledade

Na maior parte do tempo, é possível escutar os sons provenientes da cidade de Sabará, que fica a aproximadamente 06 km, quão grande é o silêncio do no lugar.



Fig.8 – Vista parcial da cidade de Sabará

Seu acesso é por estrada de terra, (Caminho dos Currais), entretanto, devido a movimentação moderada, a estrada encontra-se em condições regulares para veículos comuns, a baixas velocidades, Claro.

Fig.9 – Via de acesso à capela


A capela apresenta linhas bastante rústicas, porém, em seu interior ela apresenta decoração e ornamentação mais qualificada no altar-mor, características provavelmente provenientes do início do Século XVIII.
Fig.9 – Altar-mor e câmara principal


Há indícios de ter sido utilizada como aposento de passagem de tropeiros, por possuir dependências domésticas em suas alas.
Fig.10 – Vista da parte de trás da capela, com a ala dos tropeiros


A aproximadamente 1km da capela, em um outro morro, existe um cruzeiro onde começa um muro, que, segundo fontes locais (pergunta aos moradores da região) foi feito por escravos para indicar ou proteger a divisão dos terrenos da igreja e do governo durante o período de colonização.

Fig.11 – Muro e Cruzeiro, Sabará ao fundo da imagem.


Hoje, a área está dentro de uma APA (área de preservação Ambiental), e a direita do muro pertence a um parque ecológico denominado Chácara do Lessa.
Seguem abaixo mais imagens.




Nenhum comentário: