quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Segurança Interna (Die Innere Sicherheit)



Durante todo o mês de agosto, o Cine Humberto Mauro (Fundação Clóvis Salgado) apresentou a Mostra Nova Escola de Berlim, na qual foram exibidos 10 filmes. A Nova Escola de Berlim é um movimento contemporâneo ligado ao universo de realizadores vinculados a cursos de cinema de algumas cidades alemãs, em especial Berlim. Entre os longas, está "Segurança Interna", dirigido por Christian Petzold com duração de 119 min, o qual pude ter o prazer de assistir no domingo, 28.


Produzido a partir de 2000, o filme retrata a história de um casal de ex-militantes do movimento terrorista dos anos 1970, que vive há tempos na clandestinidade com sua filha adolescente, Jeanne (Julia Hummer). Em algum lugar de Portugal, eles tentam construir uma identidade, mas um descuido (o roubo de seus dinheiros e passaportes) os obriga a buscar alternativas, caminhos e medidas mais arriscadas.Em meio ao caos, Jeanne se apaixona e revela os conflitos e desafios, não apenas do período que vivencia, mas do tipo de vida único em esconderijos e isolamentos.

O filme foi indicado à vários prêmios, e foi vencedor do Festival de Cinema de Tehessaloniki (2001) e é excelente para se pensar o jogo de palavras usado no título, que nos permite estabelecer reflexões em torno das relações pessoais e com o espaço na construção das nossas identidades, individuais e coletivas. A necessidade de se fixar em um lugar, principalmente em pleno século XX, permiti-nos análises em torno de nossas limitações e possilidades frente às nossas necessidades, físicas e psicológicas.

Apesar de não apresentar efeitos especiais, o filme surpreende e foi considerado pela crítica como representante da "nouvelle vague alemã".



Nenhum comentário: