quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A Cidade no Céu de Tóquio




Um dos maiores problemas das grandes cidades de hoje é o crescimento desordenado. Desde os tempos antigos o homem é levado a pensar em obras e estruturas verticalizadas para obter um melhor aproveitamento do espaço. No mundo de hoje não é diferente. Com o crescimento imensurável da tecnologia, a mesma nos proporcionou projetos arquitetônicos que rompessem com a barreira do impossível. Em um país como superpopuloso com o Japão, varias formas de ocupação do espaço já foram experimentadas. Dessa vez, arquitetos e engenheiros japoneses trabalham em um projeto que pode começar a mudar o perfil do país de uma multidão urbana.



O projeto se chama Cidade no Céu de Tóquio(Tokyo's Sky City), um exacerbado edifício, se é que podemos chama-lo disso, que possui uma capacidade para 35.000 moradores, e receberia um enorme contingente de pessoas durante todo o dia. Pode até parecer ficção científica, porém devemos pensar em um amanhã em que o espaço será escasso e que o crescimento tenderá cada vez mais para a verticalização.


Como qualquer projeto arquitetônico, a Cidade no Céu de Tóquio possui os seus desafios, um deles é o vento. Com uma altura de mais de um quilômetro, a torre terá que ser quase que cilíndrica. Um outro problema é descobrir como o solo arenoso de Tóquio pode suportar uma estrutura de milhões de toneladas.
Supostos números para a construção: 1,5 bilhão de metros cúbicos de espaço, 140km² de superfície, 18 milhões de toneladas de peso, e um custo aproximado de 1 trilhão de dólares.
O edifício ganha em estética e funcionalidade, porém perde em custo-benefício e em investimentos. Apesar de ainda ser um sonho, o mundo caminha para esse futuro.

Thiago Vaz, #ref

Nenhum comentário: