ETUC vista lateral
ETUC entrada
ETUC
ETUC vista frontal
O museu ETUC faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade. Ele é estruturado em 4 andares que constam o Observatório Astronômico, Planetário e ambientes expositivos. A atual exposição recebe o título “Demasiado Humano”, baseado na obra homônima do filósofo alemão Friedrich Nietzsche.
A exposição aborda vários temas relacionados ao conhecimento: origem do universo, surgimento da espécie humana, dinâmica populacional, cosmogonias, globalização, crescimento populacional, consumo consciente, o homem em relação à biodiversidade, sustentabilidade etc. “A exposição se propõe a narrar os modos como a nossa civilização vê e constrói o mundo,assumindo a perspectiva de que o conhecimento não é uma verdade eterna, mas um reflexo do que o homem produz”. A exposição é estruturada em quatro andares: Planetário e Observatório Astronômico, Origens, Vertentes e Águas.
No último andar há o telhado retrátil que possibilita a visualização do céu pelos telescópios. Não houve uma consulta prévia ao astrônomo responsável para melhor desenvolver o projeto do edifício. Sendo assim, há uma limitação para observar determinados planetas e constelações, pois a casa de máquinas dos elevadores se localiza na linha de observação telescópio – céu.
No edifício não há sistemas de iluminação e ventilação naturais. Nas fachadas da edificação predomina o vidro porém, no interior, a iluminação proveniente do sol é vedada por cortinas. Todos os andares possuem, no mínimo, cinco equipamentos de ar-condicionado. Isso é um fato curioso pois o Museu aborda, enfaticamente, o tema “sustentabilidade”.
Observatorio e teto retrátil
Andar Águas
Andar Origens
Planetário e Aleph
Observatório
Observatório
Apesar dessas incoerências da edificação com o ambiente expositivo, encontra-se no Museu Espaço TIM UFMG do Conhecimento uma ótima oportunidade de interação da diversão com o conhecimento.
Jorge Luiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário