terça-feira, 30 de agosto de 2011

UM POUCO DE ORGANICISMO

Construções que influenciam diretamente a vida de quem nelas habitam ou trabalham. Esse é o eixo central da arquitetura orgânica ou organicista, da escola moderna, influenciada pelas ideias do americano Frank Lloyd Wright nos Estados Unidos e repercutida na Europa por Alvar Aalto. Para Wright, as casas deveriam atender às necessidades das pessoas como um organismo vivo e respeitando a natureza, um conceito que influenciou arquitetos em todo mundo no início do século XX e se estende até então.


Fallingwater House (Casa da Cascata)
Stewart Township, Pensilvânia (EUA)
Frank Lloyd Wright, Fundada em 1.939


Rosenbaum House
Florence, Alabama(EUA)
Frank Lloyd Wright, Fundada em 1.940

***
A arquitetura orgânica não tem prazo de validade e nem faz parte de um pensamento ultrapassado, é contemporânea e está em sintonia com as preocupações atuais. O respeito à natureza e a economia de materiais, são, sem dúvida, aspectos que devem ser cada vez mais valorizados pela arquitetura mundial”. Palavras de Ana Tagliari Prof. de Arquitetura da UNINOVE

***

Em 1.940, Oscar Niemeyer conhece Juscelino Kubitchek e inicia o projeto do conjunto arquitetônico da Pampulha, finalizado em 1.943. Apesar das muitas críticas que levara principalmente pelo projeto da Igreja São Francisco de Assis, a qual a Igreja Católica negou-se benzer devido às simbologias que contradiziam os contos bíblicos, o Brasil deu os primeiros passos da arquitetura organicista, embora vista com muita crítica pelos arquitetos funcionalistas da época.

Igreja São Francisco de Assis
Pampulha, Belo Horizonte, MG
Oscar Niemeyer, fundada em 1.943


Casa do baile
Pampulha, Belo Horizonte, MG
Oscar Niemeyer, fundada em 1.943


Já no México, onde os grandes edifícios empresariais são abundantes, a capital mexicana, uma cidade de aproximadamente 20 milhões de habitantes, oferece uma alternativa inovadora que permite às pessoas viverem em locais acoplados à natureza. Trata-se de residências de formas bem originais, como flores, caracóis, cobras e baleias.

A arquitetura mexicana aposta no uso de materiais naturais como pedra, terra ou madeira por voltar a utilizar matérias primas que não contaminem em longo prazo e também substituir outras matérias que, assim como o alumínio, além de contaminarem o ambiente demandam muita energia em seu processo.



Casa Concha
Cidade do México
Javier Senosiain, fundada em 2.007




Nido de Quetzalcóatl
Naucalpan (MEX)
Javier Senosiain, fundada em 2.008

Para fechar, gostaria de deixar algumas palavras do grande mentor da arquitetura orgânica no mundo:

“(…) Uma arquitetura orgânica significa nem mais nem menos uma sociedade orgânica. Os ideais orgânicos em arquitetura refutam as regras impostas pelo esteticismo e pelo mero bom gosto, assim como a gente a quem pertencerá esta arquitetura refutará as imposições que estão em desacordo com a natureza e o caráter do homem (…)" Palavras de Frank Loyd Wright


Renan Augusto

Nenhum comentário: