segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mobilidade Urbana: Metrô

Capacidade de deslocamento de pessoas e veículos no espaço urbano para a realização das atividades cotidianas em tempo considerado ideal e de modo confortável e seguro.


A falta de mobilidade urbana em grandes metrópoles é um problema recorrente no dia a dia de seus moradores. Com o aumento da população e conseqüente aumento do tráfego de veículos, está cada vez mais difícil e demorado se locomover nas cidades, principalmente em suas áreas centrais e de ligação.


Uma boa solução para liberação desse espaço público é o investimento em transporte público de qualidade, em especial o metrô.

Por ser um veículo que suporta uma quantidade maior de pessoas e que possui uma via de circulação exclusiva – em grande parte subterrânea –, a construção de linhas de metrô que atendam uma porção significativa das cidades é capaz de desobstruir o trânsito, principalmente em horários de pico.


Muitas das cidades mais influentes do mundo, como Londres e Nova York, utilizam a malha metroferroviária de maneira extremamente eficiente, pode ser considerado um dos meios de transporte mais rápido e de maior abrangência territorial em tais locais, o que facilita a circulação nas metrópoles e áreas vizinhas, gerando milhões de vantagens de interesse sócio-econômico.


É claro que o investimento na construção de linhas de metrô eficientes é alto. Porém a mobilidade urbana tem grande impacto na economia local, pois influi na qualidade de vida e produtividade das pessoas, no tempo gasto em locomoções (como diz o ditado, tempo é dinheiro), etc. Então, se pararmos para analisar, custa muito mais caro manter uma cidade sem uma estrutura que garanta essa mobilidade do que investir em tal tecnologia.

Nenhum comentário: