domingo, 27 de novembro de 2011

SANAA - Rolex Learning Center




Com uma das maiores coleções de literatura científica da Europa, mais de 500.000 exemplares , a biblioteca e centro de aprendizado Rolex da Escola politécnica Federal de Lausanne, SANAA, na cidade de Lausanne na Suiça (parte francesa do País multi-cultural),  pauta uma arquitetura moderna e ampla, com espaços multi-funcionais e versáteis para diversos tipos de atividades. Com intuito de atrair mais público que se interesse nas diversas literaturas o prédio guarda em sua estrutura uma série de vanguardas pedagógicas. 



Com poucas vigas de suporte aparente a obra se conceitua no movimento do chão (que toca sutilmente o terreno) e o teto sempre em paralelos e com formas organicas que possibilitam este movimento.  As inclinações da construção indiciam que os usuários se direcionem para uma saída central, possibilitando uma circulação uniforme dentro do prédio. 







Através das mudanças de altura que são criados as zonas de silêncio que toda biblioteca que se preze tem e por esse dispositivo a falta de barreiras físicas torna o ambiente mais ventilado e agradável e cria espaços grandes e versáteis para vários tipos de atividades além do estudo, como discussões, exposições, performances entre outras.  E apesar destes espaços a biblioteca ainda possue uma série de espaços mais reservados, como "bolhas" de parede de vidro opaco que permite usuários se encontrarem e trabalharem reunidos, com mais privacidade. 


O desenho da geográfica artificial que o prédio cria, torna o espaço turístico ao permitir que a passagem de pessoas flua com facilidade no interior.  O projeto é assinado pelo escritório Japonês SANAA - Kazuyo Sejima + Ryue Nishizawa em parceria com um escritório da própria cidade de Lausanne, Architram SA.

Nenhum comentário: