Hoje (28/11/11) vou descrever minha viagem sem rumo a bordo do onibus 8207, que faz a linha Maria Goretti/ Estrela Dalva, como experiencia em transporte público a lugar desconhecido...
07:00 da manha- Peguei o ônibus em frente ao Minas Shopping, na Avenida Cristiano machado, Atualmente renomeada de "linha Verde". Como deve ser comum para o horário, somente para embarcar cronometrei o tempo de 02min e 28 seg.
Seis minutos e trinta e dois segundos depois o motorista finalmente consegue fechar a porta, e com a chuva, o calor e o abafamento do veículo é total, todo mundo tá com as janelas fechadas.
Seis minutos e trinta e dois segundos depois o motorista finalmente consegue fechar a porta, e com a chuva, o calor e o abafamento do veículo é total, todo mundo tá com as janelas fechadas.
Após arrancar, o transito está muito intenso; dentre arrancadas e frenagens, a velocidade máxima que o motorista consegue fazer até sair do túnel da lagoinha não ultrapassa os 20km/h.
Vale ressaltar que é incrível pela grandiosidade e robustez das construções, mas ao mesmo tempo triste a vista de debaixo dos novos viadutos, em sua imensidão de concreto que se forma antes do túnel para dar lugar aos carros, para quem lembra da avenida como era antigamente.
Já são quase oito da manha, e o ónibus chega à praça sete, entrando pela Av. Amazonas. passa pelo grande centro e entra na rua Curitiba, de onde é possível ver o mercado central. Seu ciclo de embarque e desembarque nesta regiao é mais rápido, porque ele se esvaziou bastante na praça sete. entretanto, ao atravessar a augusto de lima e parar no ponto próximo ao minascentro ele comeca a lotar novamente, estando novamente lotado antes de entrar na trincheira da Raja Gabáglia.
São 08:12, ele para no ponto da trincheira onde, após todos os passageiros "pagantes e beneficiários embarcarem, aparecem três moleques a se dependurarem nas portas para subirem a Raja de "carona"... infelizmente, devido ao vocabulário que os mesmos estavam utilizando, repleto de termos ameaçadores e palavras de baixo calão, podemos afirmar que a companhia dos mesmos não foi das mais agradáveis ... entretanto, eles desembarcam sem maiores problemas em frente ao colégio pitágoras, sem se intimidar com a presença de policiais no outro lado da rua, em frente ao tribunal.
A viagem segue, o ónibus esvaziou bastante no ponto do colégio. agora é possível ficar de pé sem esbarrar em ninguém, quando de repente, nos vemos agraciados com a linda vista da cidade que surge à esquerda perto do restaurante porcão... muitas concessionárias de carros importados parecem indicar o padrão social da regiao.
Quando chega no ponto do antigo Casa Raja Shopping, finalmente encontro um lugar para sentar. imagino, devido ao tempo de viagem o ponto final deve estar por perto. Mas, para meu deleite, descobri que ainda havia dois bairros a cruzar. Uau, como o bairro Buritis é Montanhoso! parece que o onibus começa a descer e só para na "esquina do inferno"! Porém lá não é um lugar feio.
Depois de passar em frente ao "Rancho Fundo", ele segue em direçã oao bairro Estrela D'alva, que parece ser um pouco mais antigo e humilde na região. sua arquitetura com prédios de tijolos a vista é bem interessante, principalmente pelo conjunto harmônico de pinheiros plantados em suas ruas. duas curvas à direita mais duas a esquerda o onibus finalmente chega a seu ponto final, na divisa com o bairro Havaí. neste momento, são 08: 37 da manhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário