quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A arte e a história bem próximas de nós... O Palácio da Liberdade




Palácio da Liberdade em construção

O Palácio da Liberdade foi projetado para ser a sede do Governo do Estado de Minas Gerais. Seu projeto é autoria do pernambucano José de Magalhães, diplomado pela Escola Central Politécnica do Rio de Janeiro e frequentou a École de Beaux-Arts em Paris.
A obra, iniciada em 25 de Novembro de 1895, foi conduzida pela comissão construtora da nova capital, a frente de trabalho era constituída por Antônio Teixeira Rodrigues (Conde de Santa Marinha) responsável pela execução da fachada principal e dos balaústres das entradas laterais, Carlos Antonini, responsável pela parte posterior do prédio e que futuramente seria passada a Leonardo Gutierrez.
O padrão construtivo e ornamental seguiu a tendência estilística eclética, com predominância de elementos neoclássicos do 2º Império Francês. Uma característica marcante do Palácio é a fachada em pedra cantaria, prevalecendo o gosto europeu do fim do século XIX.

 Um toque belga é evidenciado pela estrutura em ferro fundido e mármore da escada projetada no Brasil e trabalhada na Bélgica, tendo como característica a art-noveau. A escada foi trabalhada em ferro batido com ornamentação floral, sendo totalmente produzida nas oficinas belgas Acières Bruges, utilizando o sistema de construção desmontável Joly, considerado um grande avanço tecnológico na época.  As peças dessa escadaria chegaram ao Brasil em maio de 1897, quando foi montada e passou a conceber em lugar de honra no Palácio Presidencial. É impressionante a imponência e elegância da escada que parece preencher todos os espaços do Palácio.
Escadaria Principal

Constituindo parte da conjunto da escadaria principal temos o teto decorado com pinturas do artista carioca Frederico Antônio Steckel, que representam  Liberdade, Fraternidade, Ordem e Progresso, além da claraboia que ilumina todo o saguão de entrada e possui o lema dos Inconfidentes inscrito: Libertas Quae Sera Tamen.
A estrutura do prédio é constituída por três pavimentos. No primeiro pavimento estão o Vestíbulo, as Salas de Recepção e a Galeria de Retratos dos Governadores, cronologicamente dispostos.  O segundo pavimento compreende cozinha, copa, salas e banheiros. No ultimo pavimento estão o Salão Dourado, o Salão das Medalhas e o Salão de Honra que dão o tom da nobreza ao exibirem móveis Luís XV e Luís XVI, o imponente Salão de Banquete, a Sala da Rainha, o Salão Vermelho, além de gabinetes e cômodos particulares dos governadores, como o quarto de dormir em estilo Luís XV. Os torreões laterais acolhem varandas. E os jardins mantêm o aspecto original, com esculturas francesas em mármore branco e postes que sustentam águias de metal cercadas por luminárias.
Salão Dourado

Varanda Parlatório

O Palácio foi inaugurado em 1897, embora sua construção tenha sido terminada apenas em 1903 e o primeiro governador a ocupar o Palácio da Liberdade foi Chrispim Jacques Bias Fortes.
A partir de 1968 o edifício vem sofrendo diversas modificações em seu projeto original, tais como: colocação de grades na frente e nas laterais do prédio, holofotes no jardim e mudanças na distribuição dos cômodos e construção de novos apartamentos no segundo pavimento.
Foram realizados também trabalhos de estabilização estrutural utilizando “estacas-raiz” e injeções de nata de cimento nas fundações, em 1980.
O tombamento do edifício foi executado pelo IEPHA/MG (Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), através do Decreto nº 16.956, de 27/01/75, garantindo a preservação integral do monumento, considerando seu grande valor histórico, artístico e arquitetônico.
O Palácio da Liberdade é de fundamental representação na historia de Belo Horizonte, além de ser uma oportunidade de conhecer os estilos neoclássicos e a art-noveau que influenciavam as construções brasileiras da época. Mostra que não deixa a desejar no quesito lugares históricos a serem visitados, por possuir exuberante beleza e valor histórico.

Quarto de Dormir




Estátua em mármore

 
Fachada Antiga


Vista de superior

Palácio da Liberdade


Fontes:
- POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS
BATALHÃO DE POLÍCIA DE GUARDAS 
- IEPHA/MG - Maria Cristina Harmendani Trivellato


Um comentário:

Cristiane disse...

Ana, Adorei sua postagem. Sempre tive vontade de visitar o Palácio da Liberdade. Eu sei que de vez em quando o Palácio fica aberto a visitação. Agora, depois dessas informações, poderemos visitá-lo prestando mais atenção nos detalhes

Cristiane