O Capital Gate está localizado em Abu Dhabi capital dos Emirados Árabes Unidos e também o maior de todos os Emirados com uma área de 67.340 quilômetros quadrados.
Abu Dhabi apresentou grande crescimento econômico devido a grande quantidade de petróleo presente naquela região.Este crescimento trouxe um grande avanço nas tecnologias, entre elas, as tecnologias da construção civil. Neste momento de grande avanço na tecnologia é onde o Capital Gate foi projetado e construído.
O Capital Gate é o edifício mais inclinado do mundo. Tem 35 andares e uma inclinação de 18º a oeste. Sua Construção foi um grande desafio tanto para arquitetos quanto para engenheiros, pois o local e a inclinação dificultavam muito os planos de construir o edifício.
As formas arredondadas e as grandes malhas de aço que envolvem o edifício, além de estarem diretamente envolvidas com a estética e o design, são parte de um plano estrutural com vários recursos muito interessantes.
Vale a pena conferir os vídeos abaixo!
Parte I
Parte II
Parte III
**Os videos Estão em Espanhol
A Crise nos Emirados Árabes Unidos
Abu Dhabi é grande produtora de petróleo, assim como Dubai, que está localizado também nos Emirados Árabes.
Nos anos de 2007 e 2008 uma crise financeira começou nos Emirados Árabes Unidos e vem
afetando até hoje a região. Dubai foi o primeiro Emirado a apresentar este modelo econômico exibicionista, com muitos gastos, muito luxo, "muito tamanho" e, consequentemente, muitas dívidas.
Abu Dhabi, sendo sócio de Dubai no mundo do petróleo, tentou ajudar Dubai com as dívidas, porém viu-se na mesma situação pouco tempo depois com as quedas nas bolsas entre outros fatores.
"Por que aconteceu essa crise?" Simples. Os sócios Dubai e Abu Dhabi construíram muitas coisas em pouco tempo com o objetivo de fortalecer o turismo e se destacarem-se no mundo, investiram muito dinheiro nesse processo e no final das contas não tiveram o retorno econômico que desejavam ter, pois as ofertas de venda ultrapassaram demais as procuras gerando uma queda no preço e uma paralisação econômica.Várias obras foram adiadas por causa da crise.
"E porque as procuras por imóveis foram abaixo das expectativas?"
Dubai e Abu Dhabi gastaram bilhões na construção dos seus impérios. As pessoas que compram imóveis lá devem estar preparadas para os gastos abusivos que elas vão ter. O custo de vida nesses países é altíssimo e o governo, como dito em um dos artigos referenciados, "é uma ditadura medieval", a partir do momento em que você não pode mais pagar suas contas você é considerado um criminoso e é tratado de uma maneira totalmente diferente.
Por trás de toda essas grandes obras construídas por esses países, existe muita obscuridade, péssimas condições de trabalho com relatos inacreditáveis, entre outros problemas.
3 comentários:
Bruno, a ref é interessante, mas acho que devemos contextualizar os edificios para além das questões 'arquitetônicas'.
Por isso, contribuo com um texto que conta a estoria da crise em Dubai e de alguns trabalhadores envolvidos na construção civil no oriente médio.
Queria te convidar para lê-lo e fazer uma postagem de ref sobre capitalismo e arquitetura no oriente medio. Que acha?
Ops, faltou o link:
http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-33/carta-de-dubai/rachaduras-no-paraiso
Fiz uma reforma na postagem! Abç!
Postar um comentário